Subscribe Us

Satanás - origem, queda e destino



O Diabo existe? Eles está vivo e ativo no planeta terra? Crente fica endemoniado? Quem nunca fez estas perguntas. Neste artigo, tudo (quase) o que precisamos saber sobre Satanás.

Antes de responder a estas perguntas, recapitulemos, com o auxílio do Catecismo Batista, quatro perguntas sobre a criação. Elas nos darão um contexto importante.
1. O que são as obras da criação?[1]
As obras da criação é Deus fazer tudo (1) do nada, pela palavra do Seu poder (2), e tudo muito bem (3).
  1. Gênesis 1:1. No princípio, Deus criou os céus e a terra.
  2. Hebreus 11:3. Pela fé compreendemos que o Universo foi criado por intermédio da Palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi produzido a partir daquilo que não se vê.
  3. Gênesis 1:31. Então Deus contemplou toda a sua criação, e eis que tudo era muito bom.
2. Como Deus criou o homem?[2]
Deus criou o homem, macho e fêmea, à Sua própria imagem (1), em conhecimento, justiça, e santidade (2), com domínio sobre as criaturas (3).
  1. Gênesis 1:27. Deus, portanto, criou os seres humanos à sua imagem, à imagem de Deus os criou: macho e fêmea os criou.
  2. Colossenses 3:10. e vos revestistes do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.
    Efésios 4:24. a vos revestirdes do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da Verdade.
  3. Gênesis 1:28. Deus os abençoou e lhes ordenou: Sede férteis e multiplicai-vos! Povoai e sujeitai toda a terra; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que rasteja sobre a terra!
3. Que ato especial da providência Deus exerceu sobre o homem no estado em que foi criado?[3]
Quando Deus criou o homem, fez um pacto de vida com ele, tendo como condição uma obediência perfeita (1); proibindo-o de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, sob a pena de morte (2). [E conferindo a ele a autoridade sobre a Terra*(3)].
  1. Gálatas 3:12. A Lei não é fundamentada na fé; ao contrário, quem praticar esses mandamentos, por eles viverá.
  2. Gênesis 2:17. contudo, não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comeres, com toda a certeza morrerás!
  3. Gênesis 1:28. Deus os abençoou e lhes ordenou: Sede férteis e multiplicai-vos! Povoai e sujeitai toda a terra; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que rasteja sobre a terra!
    Salmos 115:16. Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a aos filhos de Adão!
4. Nossos primeiros pais continuaram no estado em que foram criados?[4]
Nossos primeiros pais, recebendo a liberdade da própria vontade, caíram do estado em que foram criados, ao pecarem contra Deus (1), comendo o fruto proibido (2).
  1. Eclesiastes 7:29. Deus criou o ser humano justo, mas este se deixou envolver por muitas astúcias e ilusões!
  2. Gênesis 3:6-8. Quando a mulher observou que a árvore realmente parecia agradável ao paladar, muito atraente aos olhos e, além de tudo, desejável para dela se obter sagacidade, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que estava em sua companhia, e ele igualmente comeu. Então os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; em seguida entrelaçaram folhas de figueira e fizeram cintas para cobrir-se. Naquele dia, quando soprava a brisa vespertina, o homem e sua mulher ouviram o som da movimentação de Yahweh Deus, que estava passeando pelo jardim, e procuraram esconder-se da presença do SENHOR, entre as árvores do jardim.
5. Quando surgiu Satanás e os demônio?
Deus criou os anjos em estado de santidade(1), porém, um deles caiu moralmente em orgulho, soberba e rebelião, vindo a ser identificado após esta queda como Satanás(2). Induziu outros anjos a imitarem sua rebeldia, tornando-se demônios(3).
  1. Gênesis 1:31. Então Deus contemplou toda a sua criação, e eis que tudo era muito bom.
  2. Isaías 14.12-14. Como foi que caíste dos céus, ó estrela da manhã, filho d’alva, da alvorada? Como foste atirado à terra, tu que derrubavas todas as nações? Afinal, tu costumavas declarar em teu coração: “Hei de subir até aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me estabelecerei na montanha da Assembleia, no ponto mais elevado de Zafon, o alto do norte, o monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; tornar-me-ei semelhante ao Altíssimo!
  3. Ezequiel 28.13-16. Estiveste no Éden, Delícia, jardim de Deus; as mais lindas e perfeitas pedras preciosas adornavam a tua pessoa: sárdio, topázio, diamante, berilo, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e outras. Seus engastes, guarnições e outras joias eram feitos com ouro puro; tudo foi preparado para ti no exato dia em que foste criado. Além disto, foste também ungido como querubim guardião; afinal, foi precisamente para essa função que Eu te designei. Estiveste também no Monte Sagrado de Deus e caminhavas entre pedras resplandecentes. Naquele tempo eras perfeito e irrepreensível em teus sentimentos e atitudes, desde o dia em que foste criado, até que se observou malignidade em ti. Por intermédio dos teus muitos negócios em toda a terra encheste teu coração de arrogância e brutalidade, e pecaste; por este motivo Eu te lancei, profanado e humilhado, para longe do Monte Sagrado de Deus. Eu mesmo te expulsei, ó querubim da guarda, do meio da glória das pedras fulgurantes!
6. O que Satanás fez após sua queda moral?
Seduziu Adão e Eva, levando-os a pecarem contra Deus e usurpando a autoridade do homem na terra. Com isto, o homem tornou-se judicialmente escravo de Satanás.
  1. Gênesis 3.1-6. A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos, que Yahweh Deus havia feito. E aconteceu que ela questionou com a mulher: “Então foi isto mesmo que Deus falou: ‘Vós não podeis comer nenhum dos frutos das árvores do jardim?’ Ao que declarou a mulher à serpente: “Nós podemos comer dos frutos das árvores do jardim. Mas do fruto da árvore que está no centro do jardim, Deus disse: ‘Dele não comereis, nele não tocareis, para que não morrais!’” A serpente então alegou à mulher: “Com toda a certeza não morrereis! Ora, Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e vós, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal!”  Quando a mulher observou que a árvore realmente parecia agradável ao paladar, muito atraente aos olhos e, além de tudo, desejável para dela se obter sagacidade, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que estava em sua companhia, e ele igualmente comeu.
7. Conseguindo plena autoridade na Terra, o que Satanás fez?
Levou o homem a cometer os mais terríveis pecados: assassinatos, adultérios, idolatria, bestialidades(1). Satanás e seus demônios dominavam as nações, forças da natureza, e até mesmo tiveram relações sexuais com mulheres(2). Neste último caso, Deus prendeu em cadeias especiais os demônios que assim fizeram e destruiu no dilúvio a geração das pessoas que tiveram este tipo de relação com demônios(3). Os demais permaneceram livres na Terra.
  1. Gênesis 4.8. Contudo, propôs Caim a seu irmão Abel: “Saiamos, vamos ao campo!” E, quando estavam no campo, aconteceu que Caim se levantou contra Abel, seu irmão, e o matou
    João 8.44. Vós pertenceis ao vosso pai, o Diabo; e quereis realizar os desejos de vosso pai. Ele foi assassino desde o princípio, e jamais se apoiou na verdade, porque não existe verdade alguma nele. Quando ele profere uma mentira, fala do que lhe é próprio, pois é um mentiroso e pai da mentira.
  2. Deuteronômio 32.16,17. Com seus deuses estranhos provocaram ciúmes em Deus, com seus ídolos abomináveis o deixaram irado. Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; a seres que não têm o poder de Deus, a deuses desconhecidos, divindades que surgiram recentemente, às quais jamais vossos antepassados prestaram adoração.
  3. Gênesis 6.2. os filhos de Deus[5] viram que as filhas dos homens eram atraentes, e escolheram, para si, aquelas que lhes agradaram os olhos.
  4. Judas 1.6. E, quanto aos anjos que não guardaram sua autoridade e santidade originais, mas abandonaram seu próprio domicílio, Ele os tem mantido em trevas, presos com correntes eternas para o julgamento do grande Dia.
    1Pedro 2.4. Ora, se Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, aprisionando-os em cadeias abismais tenebrosas, com o propósito de serem reservados para o Juízo.
8. O que era preciso fazer para recuperar a autoridade na Terra?
Derrotar Satanás na esfera da justiça, ou seja, resistindo todas as suas tentações anulando suas ações na esfera do direito.
  1. Mateus 4.1-11. Jesus foi então conduzido pelo Espírito, ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se então dele e disse: “Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães”. Jesus, porém, afirmou-lhe: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’”. Então o Diabo o conduziu à Cidade Santa, e colocou-o sobre a parte mais alta do templo e desafiou-lhe: “Se tu és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e com as mãos eles te susterão, para que jamais tropeces em alguma pedra’”. Contestou-lhe Jesus: “Também está escrito: ‘Não tentarás o SENHOR teu Deus’”. Tornou o Diabo a levá-lo, agora para um monte muito alto. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo em todo o seu esplendor. E propôs a Jesus: “Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares. Ordenou-lhe então Jesus: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Ao SENHOR, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás’”. Assim, o Diabo o deixou; e eis que vieram anjos, e o serviram
9. Quem seria juridicamente apto para fazer isto?
Um ser humano. Porém, todos, desde Adão, falharam. Por isso se fez necessário que Jesus, sendo perfeitamente Deus, se tornasse perfeitamente homem, a fim de derrotá-lo na esfera jurídica (1).
  1. Romanos 5.19. Sendo assim, como por meio da desobediência de um só homem muitos se tornaram pecadores, assim também, por intermédio da obediência de um único homem, muitos serão feitos justos.
    Timóteo 2.5. Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem.
10. Como Jesus recuperou a autoridade do homem na Terra?
Pelo poder os Espírito Santo, encarnou como um homem natural (1), venceu o Diabo na tentação do deserto e na paixão da Cruz (2).
  1. Mateus 1.20. Mas, enquanto meditava sobre isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do SENHOR, dizendo: “José, filho de Davi, não temas receber a Maria como sua mulher, pois o que nela está gerado é do Espírito Santo.
    Lucas 1.35. Então o anjo lhe esclareceu: “O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. E por esse motivo, o ser que nascerá de ti será chamado Santo, Filho de Deus.
  2. Lucas 23.33. Quando chegaram a um lugar conhecido como Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à direita e o outro à sua esquerda.
11. O que mais Jesus fez?
Ressuscitando, Jesus retoma toda a autoridade nos céus e na terra (1). Concede à Igreja a autoridade sobre os demônios, para anular suas ações e tentações (2), através do poder do Espírito Santo (3).
  1. Mateus 28.19. Então, Jesus aproximando-se deles lhes assegurou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
  2. Marcos 16.17,18. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu Nome expulsarão demônios; em línguas novas falarão. Pegarão serpentes com as mãos; e, se algo mortífero beberem, de modo nenhum lhes fará mal, sobre os enfermos imporão as mãos e eles serão curados!” Jesus sobe à direita do Pai.
  3. Atos 1.8. Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra!
12. Quando Satanás caiu (foi expulso) do céu?
Após a ressureição de Cristo. Antes ele tinha a liberdade de estar na assembleia solene acusando os homens (1). Ao subir aos céus como vencedor, Cristo o expulsou e o lançou por terra.
  1. Jó 1.6. Certo dia os anjos, isto é, os filhos de Deus, vieram apresentar-se perante Yahweh, o SENHOR, e Satan, o Acusador, aproximou-se também junto com eles.
    Lucas 22.31,32. 31 Simão, Simão, eis que Satanás já recebeu autorização para vos peneirar como trigo!  Eu, entretanto, roguei por ti, para que a tua fé não se esgote; tu pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos!
  2. Apocalipse 12.9,10. Assim, o grande Dragão foi excluído para sempre. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro. Ele e seus anjos foram lançados à terra. Então, ouvi uma voz grave que vinha dos céus proclamando: “Eis que agora chegou a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o Acusador de nossos irmãos, o mesmo que os denuncia de dia e de noite, perante o nosso Deus.
A reflexão aqui é que Satanás e os demônios foram criados em algum momento entre o primeiro e o sexto dia da Criação. Os homens na Terra, e estes, ainda anjos santos, "nas regiões celestiais". Em algum momento após o sétimo dia, Satanás "caiu" moralmente, tornando-se opositor a Deus e, pela intriga e fofoca, seduziu outros anjos. Agindo da mesma forma, seduziu o homem.

Contudo, sua queda "física" (peço licença para usar este temos pois não tenho outro), a qual chamamos de expulsão do céu, vai acontecer após a ressurreição.

13. Satanás e os demônios estão ainda ativos na Terra?
Infelizmente sim, porém altamente limitados (1). Eles não podem mais possuir corpos humanos a não ser que o indivíduo conceda conscientemente esta permissão (2). Através de agentes humanos, criam sofismas e filosofias contrárias à palavra de Deus (3), para tentar impedir o avanço do Evangelho (3). Potencializa a pecaminosidade humana (4), gerando violência, promiscuidade e toda sorte de mal.
  1. 1 João 5.19. Estamos cientes de que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.
  2. Efésios 4.27. E não deis lugar ao Diabo.
    1 João 5.18. Aquele que nasceu de Deus o protege, e não permite que o Maligno o possa tocar.
  3. 2 Coríntios 10.4,5. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. (ARA)
    Marcos 4.15. Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a Palavra foi semeada. Mas assim que a ouvem, Satanás vem e toma a Palavra nelas semeada.
  4. 1 João 2.16. Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo.
14. Qual o destino final de Satanás?
Ele será julgado, derrotado e finalmente lançado na prisão eterna, que a Bíblia chama de lago de fogo, e hoje identificamos como Inferno Eterno.
  1. Apocalipse 20.10. O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido confinados a Besta e o Falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos.





[1] CATECISMO BATISTA COM PROVAS BÍBLICAS. Compilado por C. H. Spurgeon.
[2] IBID
[3] IBID
* Esta terceira afirmativa é de minha autoria e não faz parte do Catecismo Batista.
[4] CATECISMO BATISTA COM PROVAS BÍBLICAS. Compilado por C. H. Spurgeon.
[5] Filhos de Deus é uma expressão que significa anjos, sejam os caídos (demônios) ou os santos. Neste caso, como o que fizeram foi mal, deduz-se que se refere aos demônios.

Imagem: A queda dos anjos rebeldes , após 1680, óleo sobre tela, Musée des Beaux-Arts, Dijon - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c1/Le-Brun-Chute-Dijon.jpg

- Todas as citações bíblicas são da King James Atualizada, exceto o item 3 da pergunta 13 

Postar um comentário

0 Comentários