A igreja ideal possui 3 características fundamentais, nas quais ela permanece continuamente evidenciando-as:
a) Doutrina
b) Comunhão
c) Culto congregacional
As característica da Igreja ideal
a) Na doutrina dos apóstolos. Neste começo da Igreja, não havia o texto no Novo Testamento como única fonte de fé e prática. Cristo fora a palavra viva de Deus. Com o seu retorno ao céu, a autoridade para normatizar a Igreja foi dada aos apóstolos: "eis ai vos dei autoridade" - Lc 10.19.
Desta forma, assim como os primeiros crentes permaneceram firmes na didática dos apóstolos, a Igreja hoje deve permanecer firme no que ensina a Bíblia. (Hb 10.35-39).
Na Igreja de Atos, a pregação (didática) do apóstolos, sua unidade e os milagres evidenciavam para a comunidade e assim eles reconheciam o que era o cristianismo.
Na Igreja de hoje a Bíblia, os milagres e a unidade da liderança evidencia para a comunidade o que é o cristianismo.
b) Na comunhão - a ideia da palavra no original, koinonia é de se ter tudo em comum. É o ideal da fé cristã, onde não deve haver um povo com doutrinas divergentes, ideais divergentes, deuses diferentes, alvos diferentes. Koinonia da também a ideia de compartilhamento e igualdade: comunismo (social, não o político).
Koinonia fala-nos também de fraternidade, de companheirismo. Companheirismo não se desenvolve sem empreendimento de esforço. Companheiro é aquele que sofre em favor do outro, que perdoa a ofensa, que se alegra com o amigo... Companheirismo fala de unidade.
c) No partir do pão - reforça a noção de koinonia no que diz respeito a não haver desigualdade social. O cristianismo é até certo ponto incompatível com capitalismo, pois o capitalismo é essencialmente desigual. O capitalismo incentiva que se você pode ter duas casas, você tem que ter duas casas, ainda que isto custe ao seu próximo não ter casa nenhuma.
d) Nas oraçãoes nos fala da necessidade de estamos juntos sempre. Este negócio de crente em casa, crente sozinho, grupo pequeno (no sentido de isolamento), não corresponde ao ideal cristão primitivo - Hb 10.25. Somos encorajados a cultuar a Deus coletivamente.
Resumindo, a Igreja ideal é aquela que é doutrinada pela Bíblia, e tem-na como seu único manual de fé e prática. Que cultua a Deus congregacionalmente e procurar dividir e compartilhar tudo com todos.
A Igreja ideal se esforça para realizar estas características pois entende que elas não caem do céu como a chuva. O resultado é que o próprio Deus faz esta igreja crescer, adicionando a ela aqueles a quem ele salva, a despeito de isto não nos eximir de nossas responsabilidades evangelísticas e discipuladoras.
0 Comentários
Não use palavras ofensivas.