1 GRAÇA E JUSTIÇA: RESPOSTAS DIVINA COMO SOLUÇÃO À DEPRAVAÇÃO HUMANA
1.1 Introdução
Gênesis 6.1-6 tem sido um dos mais controversos textos da Bíblia. Eruditos divergem de interpretação e aqui não pretendo ter a última palavra. O meu propósito é conciliar duas posições mais aceitas considerando não que uma angelofania tenha resultado numa raça meio homem, meio anjo, mas que homens de modo especial possuídos por demônios, relacionaram-se com mulheres e desta relação nasceram gigantes que se destacaram muito mais pelo caráter violento do que pela altura física.E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração (Gn 6.1-6).
1.2 As posições interpretativas
Quem seriam os filhos de Deus e as filhas dos homens em Gn 6.1-6? Basicamente, são três as opções que unanimemente oferecem os eruditos.Posição |
Filhos de Deus
|
Filhas dos Homens
|
Positivo
|
Negativo
|
Pecado
|
1
|
Descendentes de Caim
|
Descendentes de Sete
|
Não cria dificuldade teológica/doutrina-ria
|
Sem fundamentação exegética
|
Contaminação da linhagem de Jesus
|
2
|
Aristocratas Tiranos
|
Mulheres em geral
|
Exegese correta para filhas dos homens
|
Exegese errada para filhos de Deus[1]
|
Poligamia/Estupro
|
3
|
Anjos caídos
|
Mulheres em geral
|
Justifica punição diluviana. Explica 1P 2.4; Jd 6
|
Mt 22.29-30
|
Relação sexual entre anjos e homens
|
O grande problema é que, fruto desta “união”, nasceram homens incomuns. E o contexto indica que por esta causa especial Deus envia o dilúvio.
Sobre a posição 1, os casamentos mistos não impediram o nascimento de Noé, que foi contemporâneo de Lameque, o mais terrível de sua época. Sobre a posição 2, Davi e Salomão tiveram muitas mulheres e nem por isto suas poligamias provocaram tal ira em Deus. Por mais chocante, a princípio, a posição 3 parece dar a melhor resposta e esta tem sido a posição quem mais vem crescendo ultimamente. Mesmo a dificuldade apresentadas por Jesus em Mt 22.29,30 [NVI(Br)]: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento; mas são como os anjos no céu”, não é irrefutável. Seus defensores dizem que o fato de Jesus ter dito que os anjos não se casam não é o mesmo que dizer que são assexuados. Mas, ainda assim, seguem-se dúvidas irrespondíveis:
Como explicar biologicamente a fecundação? Homens e anjos possuem DNA’s compatíveis? A ciência prova ser impossível uma mulher gerar um cão. Sabemos que o homem foi criado “do pó da terra”, os anjos não. Os anjos possuem corpos espirituais, homens, corpos físicos. Com as evidências biológicas e criacionistas, é dificílimo, quiçá impossível, aceitar que demônios fecundaram seres humanos.
Minha proposta é que alguns homens fizeram pacto com demônios, à semelhança de rituais contemporâneos, e uma vez possuídos de forma excepcional, tal qual Satanás “possuiu” a serpente, tiveram relações com mulheres, muito provavelmente não consensuais e como fruto desta violência, a maldade desceu ao grau mais profundo. Por quê?
a) Adão e Eva tinha plena autoridade na terra. Tendo pecado, cederam a autoridade para Satanás que podia agir livremente no mundo. A raça humana agora está ladeira abaixo, indo para um abismo sem fim. Caim mata um homem, Lameque mata dois.
Quando Satanás possuiu a serpente, deu a ela um poder sobrenatural de falar. Teriam os homens cobiçado poder sobrenatural? Pareceriam estes poderes divinos? Satanás procurava adoradores, concedendo-lhes poder sobrenatural?
É razoável deduzir o encantamento com o poder dado a um animal de falar seduziram os homens e assim oferecerem seus corpos em troca disto?
Respondemos sim às perguntas anteriores sem com isto ofender a teologia ou a doutrina bíblica. Desta forma, ao invés de invocarem a Deus, estavam invocando Satanás, e este bem pode lhes ter proposto pactos sanguinários evolvendo relação sexual. De onde vem os resquícios atuais de invocações demoníacas, vendição de almas, pactos de sangue satânicos?
b) A palavra tomaram pode ser traduzida inclusive como levar cativo, capturar. É possível interpretar que aquelas mulheres então foram violentadas, ou levadas à força? Isto não aumenta mais ainda o grau de declínio humano, justificando a punição severa do dilúvio? Talvez elas consentiram com isto. De qualquer forma, não dá para saber qual das duas opções seriam piores.
1.3 Deus se entristeceu
Este declínio em todos os aspectos levou Deus a entristecer-se profundamente. Gn 6.6 aponta para Lc 19.41: o choro lamentoso de Jesus por causa da dureza do pecado!Se Deus não tivesse escolhido Noé, talvez nem ele resistiria. Ele, esposa, filhos e noras conviveram com a maldade humana. Tanto é que Canaã seguiu no mesmo caminho. Por isso que ainda hoje temos, em graus menores, as invocações demoníacas, pactos satânicos.
Lamentavelmente Deus irá extinguir basicamente toda a criação, exceto aqueles que ele elegeu para serem salvos na arca. Isto prova o quanto Deus é justo, punindo o pecador por sua recusa em converter-se e abandonar o pecado. Também prova o quanto Deus é misericordioso salvando alguns pela sua livre e soberana vontade.
Mais uma vez não conseguimos explicar, apenas constatar esta doutrina. Os homens tiveram 120 anos para se arrependerem e não fizeram isto. Portanto, serão punidos justamente. Noé não fez nada para merecer a salvação. Sua obediência decorreu do fato de ele ter exercido fé (Hb 11.7) porque Deus veio a ele.
1.4 No entanto
Jesus pisou na cabeça da serpente – Gn 3.15. Na cruz, Jesus “despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo” (Cl 2.15). Cristo aniquilou o diabo ao morrer em nosso lugar (Hb 2.14).Jesus comissionou Igreja para desfazer as obras do diabo e libertar os cativos. Lc 10.19: “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum”.
Deus destruiu a geração de homens e mulheres que cometeram tal torpeza no dilúvio, e os demônios que agiram estão presos aguardando o juízo final para serem definitivamente lançados no lago de fogo, junto com Satanás, a morte, os demais demônios e os não salvos. 1P 2.4; Jd 6.
1.5 Conclusão
O episódio de Gn 6.1-5 foi ímpar, absolutamente baixo e prontamente punido e refreado por Deus. Envolveu homens e anjos caídos, que receberam cada um a devida punição temporária. Os homens morreram, os demônios estão presos, para no juízo final, receberem suas punições conclusivas e perpétuas.Para a Igreja ficam as lições:
a) Deus está atento a tudo. Nada o pega de surpresa.
b) Deus é justo e põe limites à maldade da criação caída.
c) Deus sempre provê um escape aos seus eleitos.
d) Deus é justo e punirá os impenitentes.
e) Deus é misericordioso e salvará os quebrantados e contritos de coração, que manifestam arrependimento e fé em Cristo Jesus, nosso único Salvador e Senhor.
[1] Em nenhum lugar das Escrituras a expressão filhos de Deus se refere a ser humano. Ao contrário, nas vezes em que aparece refere-se a anjos: Jó 1.6; 2.1; 38.7; Dn 3.25
0 Comentários
Não use palavras ofensivas.