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A inclusão dos gentios na Igreja


Introdução

Atos dos Apóstolos foi escrito com a intensão de mostrar como a ordem de Jesus de que o evangelho fosse pregado em Jerusalém, Judeia, Samaria e confins da Terra. Lucas segue este sumário para apresentar a expansão da Igreja.


Na primeira parte, o personagem principal é Pedro (Atos 1—12); na segunda, Paulo (At 13—28). Com Pedro, vemos o evangelho sendo pregado aos judeus e gentios localizados na Palestina. Com Paulo, o evangelho chega aos gentios fora da Palestina.
No mundo dos tempos da Igreja de Atos, temos os seguintes grupos: judeus, judeus samaritanos, judeus helenizados, gentios “tementes a Deus”, gentios prosélitos, gentios.

1- Cronologia de Atos.
O livro de Atos cobre os anos de 30 a 61 d.C. Os capítulos 8.1 a 11.18 cobrem um período de aproximadamente 5 ou 6 anos. Neste intervalo nós temos:
a)       Expansão do evangelho às regiões de Samaria e litoral da Palestina.
b)      Conversão do eunuco etíope.
c)       Conversão de Paulo e seu retiro inicial à Arábia.
d)      Viagem missionária de Pedro ao litoral e Samaria.
e)      Conversão do centurião e os de sua casa.
f)        Plantação da igreja aos gentios.

2- O Evangelho para todos os povos, tribos, línguas e nação.
O martírio de Estevão acontece no ano 36. O capítulo 8 registra que todos fugiram de Jerusalém, menos os Apóstolos. Felipe vai para Samaria, prega aos judeus samaritanos. Pedro e João são enviados e confirmam o nascimento da Igreja. O sinal é a descida do Espírito Santo sobre os samaritanos tal qual foi sobre os judeus “puro sangue” em At 2.
Há um incidente “isolado” que é a conversão do Eunuco etíope em At 8.29-40. Após isto, Felipe é levado para Azoto. Ele seguiu seu ministério no litoral Palestino, vindo a fixar residência em Cesareia (At 21.8).

A narrativa é interrompida para relatar a conversão de Paulo no capítulo 9, ocorrida no ano 37 d.C. Lucas registra que Paulo fica um tempo em Damasco. Paulo vai para a Arábia por três anos e retorna a Damasco, pregando e fazendo discípulos. Ameaçado de morte por alguns judeus, vai para Jerusalém. De lá, e enviado para Tarso - At 9.30.

At 9.31 registra: “A Igreja, na verdade, tinha paz por toda Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do espírito Santo, crescia em número”.  Porém... os gentios ainda estavam fora dos planos missionários da Igreja.

At 9.32 retoma dizendo que: “Passando Pedro por toda parte, desceu também aos santos que habitavam em Lida”. Agora já estamos quase certamente no ano de 41.d.C.

Pedro sai de Jerusalém e passa pelas cidades de Lida, Jope, Cesareia. Em Lida (At 9.32-35) um paralítico é curado. Em Jope, Talita (Dorca) é ressuscitada (At 9.36-43).

Atos 10
Enquanto Pedro estava em Jope, Cornélio, um centurião romano, temente a Deus, tem uma visão. Um anjo lhe diz para enviar mensageiros a Jope e chamar Pedro.

Ao mesmo tempo, Pedro tem a visão de um lençol que desce do céu, cheio de animais que a Lei cerimonial considerava impróprio (imundo) para consumo. Deus então lhe diz: “não considere impuro o que Deus purificou”.

Pedro recebe os enviados por Cornélio e no dia seguinte, leva consigo 6 crentes judeus e vai para a casa do centurião. Lá ele ouve o relato do homem. Entendendo o propósito divino, anuncia-lhes Cristo. Os ouvintes são convertidos e recebem o Espírito, do mesmo modo que os primeiros discípulos em At 2.1-4. Então, eles então são batizados na água.

Ao retornar para Jerusalém, o preconceito que os judeus tinham, de não entrar nem comer com gentios, fala mais alto. Questionam Pedro porque se hospedou com um gentio. O apóstolo, que já esperava por isso, porquanto ele tinha se precavido e levado 6 testemunhas (o dobro do que normalmente seria necessário), conta o testemunho e explica a razão da visão do lençol com os animais: “Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós nos outorgou” (At 11.17). Isto apaziguou os crentes de Jerusalém e eles admitiram que “também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para a vida” (At 11.18).

Aplicação
a)       Deus não faz acepção de pessoas. Devemos pregar para todos.
b)      Todo o esforço da Igreja, em temos de pessoas e bens, devem ter como alvo a obra missionária.
c)       Duas mensagens “subliminares” importantes:
a.       O batismo no Espírito é para todo aquele que nasce de novo.
                                      i.      Sobre os discípulos judeus, At 2.1.4.
                                      ii.      Sobre os samaritanos, At 8.17.
                                      iii.      Sobre os gentios tementes a Deus,  At 10.44-46.
                                      iv.      Sobre os gentios, At 19.6.
b.       O novo nascimento é dom de Deus.
  i.      Deus lhes concedeu o dom... At 11.17.
  ii.      Por Deus foi concedido o arrependimento... At 11.18.

Conclusão
Deus, desde antes da fundação do mundo, planejou salvar não apenas judeus, mas pessoas de todas as nacionalidades. “Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos” – Cl 3.11. Deus tem um só povo. Há uma só Global.
A salvação é uma obra exclusiva da graça de Deus, que alcançamos pelos fé, quando o Espírito Santo nos leva ao arrependimento e ao reconhecimento que somente os méritos de Cristo ao morrer na cruz por nós. Para tal, precisamos confessar nossos pecador e receber Jesus como nosso único Senhor e Salvador

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