Tão logo chegou e já tinha palestra. A diretoria da CBESP estava falando sobre a instituição. Foi excelente porque 99% dos Batistas desconhecem a estrutura, o organograma. "Até eu não sabia tanto", disse o Mineiro. Justamente por estes desconhecimentos alguns fazem críticas infundadas e, às vezes, maledicente.
O Mineiro com cara de matuto, desconfiado que é, sempre se sentiu desconfortável com termos empresariais empregados na Igreja: visão sistêmica; governança corporativa, stakeholders, declaração de visão... "Onde tá isso na Bíblia, sô", ele se questionava.
Mas... "bendito Projeto Josué", disse o Mineiro de si para si. "Agoooora eu entendi tudinho, uai". O Mineiro se lembrou de Agostinho de Hipona, que escreve em Confissões, que Deus não se apequena para entrar em nossos corações, mas que Ele alarga o nosso coração. Este processo causa dor. O Mineiro sentiu seu coração alargado e agora está feliz. Até fez uma pergunta quando o Pr Ramires falou sobre a Declaração de valores da CBESP, explicando a sua Visão e a Missão. O Mineiro com cara de matuto agora ri largo pois sabe diferenciar missão cristã de missão corporativa. Neste caso, a Missão da CBESP é: “Servir as Igrejas viabilizando a cooperação entre elas no cumprimento integral da sua missão”.
Deus abriu o entendimento do Mineiro com cara de matuto depois que o Pr Adilson falou como a CBESP tem servido às Igrejas através do Projeto Josué. "Isso precisa ser divulgado em todas as igrejas da Convenção" pensou o Mineiro.
A primeira mensagem foi trazida pelo Pr Irland, que falou sobre o caráter do pastor. O Mineiro compreendeu, enquanto ouvia, a diferença entre autoridade e poder. Poder qualquer um pode ter, autoridade se conquista com a vida, com o exemplo. Não ouvimos o Pr. Irland porque ele manda, mas porque ele é um exemplo. Sua vida fala mais que suas palavras. O Mineiro pensou se um dia conseguir ser uns 10% do que ele é já se dará por satisfeito.
O encontro ficou melhor ainda porque eis que chega quem? Fabrício Freitas! Rapaz, como é benção este pastor Fabrício. O Mineiro com cara de matuto espera ainda poder se tão abençoado que nem ele. E não é que Fabrício também é mineiro! Tá explicado!
Pr Fabrício falou sobre o trilho da implementação da Igreja Multiplicadora e da formação de líderes. Quando ele falava a gente vai percebendo que a coisa não é difícil. "Nóis é que complica tudo".
Mas o top foi quando o Pr Victor veio falar sobre homilética. Rapaz! Que maravilha. Uma aula perfeita! Que bênção! O Mineiro está tão estupefato que não têm como descrever a gratidão a Deus por tudo.
O Mineiro com cara de matuto gosta de escrever. Ele até já publicou um livro naquela tal Amazon. Fala sobre aborto. Corrigindo: abortamento. “É que tivemos uma palestra para lá de excepcional com o pastor Dr Lourenço Rega. Diretor da Faculdade Teológica. Rapaz! Que orientações preciosas” — explicou o Mineiro.
O Mineiro, que já ouviu muitos especialistas seculares sabe que uma palestra destas, com um especialista que já teve a honra de falar ao Supremo Tribunal Federal, como o Dr. Lourenço, custaria uns 50 mil reais. E nós a recebemos como uma oferta de amor não só do Dr Lourenço como de toda a CBESP.
Quando o Mineiro com cara de matuto achou que não tinha como melhorar nada eis que recebemos o pastor Dr Abner. O Mineiro confessou que até este momento achava exagerado estes assuntos de suicídio. Como foi preciosa e libertadora as instruções do Dr Abner! O Mineiro disse que nesta hora a expressão "não tenho palavras para descrever" não é eufemismo. É literal.
O Mineiro com cara de matuto lamentou só uma coisa: ser muito pereba. É que rolou a final em dois jogos, ida e volta, da Joshua Champions League. Infelizmente (ou será felizmente?) ele não foi convocado.
O Mineiro com cara de matuto se deu conta de uma coisa: "não existe almoço grátis". Apesar de o Mineiro estar desfrutando gratuitamente, ele sabe desta máxima. Alguém está pagando esta conta. Neste caso, centenas de "alguéns". Estes desconhecidos precisam ser honrados, e o Mineiro orou por todos, ciente de que Deus conhece a cada um e lhes retribuirá segundo a sua grandeza. E não é somente quem doa dinheiro. Quantos trabalham horas e horas, antes, durante e depois do evento para que os participantes do Projeto Josué recebam tudo o que estão recebendo? "Senhor, abençoe e retribua segundo a tua poderosa bondade a cada um deste".
O Mineiro com cara de matuto orou a Deus pela vida de todos os que tornam realidade o Projeto Josué. Orou para que sejam levantados sustentadores e Igrejas adotantes para que não apenas 90, mas 200 pastores sejam beneficiados por este que, sem dúvida, é o maior, mais audacioso e mais abençoador projeto missionário de que ele já tomou conhecimento.
O Mineiro voltou para casa feliz. Feliz não. Radiante.
0 Comentários
Não use palavras ofensivas.