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ESTÉTICA - QUESTIONÁRIO UNIDADE III

ESTÉTICA


QUESTIONÁRIO UNIDADE III

Pergunta 1

Este filósofo da Escola de Frankfurt adverte nos seus escritos que todos os esforços, no

sentido de tornar estética a política, culminarão em uma só coisa: na guerra. O texto se

refere a qual pensador?

Habermas.

Marcuse.

Benjamin.

Adorno.

Horkheimer.

Resposta: C

Comentário: Com essa crítica, Benjamin certamente pretende dar à arte uma

tarefa difícil, a de desfazer a alienação do aparato sensorial do corpo e

restaurar o poder institucional dos sentidos (corporais) humanos em nome da

autopreservação da humanidade, visto que se a estética se tornar política, isso

poderá levar a guerra.

 

Pergunta 2

Para Benjamin, mesmo na reprodução mais perfeita da obra de arte algo está ausente, sua

existência única, no lugar em que ela se encontra. A história da obra é parte importante

dela, descrevendo as transformações pelas quais passou e o transcorrer do tempo,

características que constituem o conteúdo desta concepção da obra e a identificação do

objeto como aquele objeto. Assinale a alternativa correta:

Reprodução.

Autenticidade.

Teoria Crítica.

Fantasmagoria.

Arte.

Resposta: B

Comentário: “A esfera da autenticidade, como um todo, escapa à

reprodutibilidade técnica, e naturalmente não apenas à técnica” (BENJAMIN,

2012, p. 182). A autenticidade se perde, então, frente à reprodução técnica, mas

sem torná‑la uma falsificação, pois a reprodução técnica pode trazer outros

olhares para essa obra e outras condições de assimilação.

 

Pergunta 3

Resposta Selecionada: b.

O trabalho deste filósofo sofre in􀃒uência de Freud, o que fica bastante visível em seu livro

Eros e Civilização. Assinale a alternativa correta:

Habermas.

Marcuse.

Nietzsche.

Marx.

Adorno.

Resposta: B

Comentário: Nessa obra, o ponto de partida é: [...] a interpretação freudiana

da civilização, segundo a qual ela só é possível a partir de uma repressão

permanente das pulsões humanas. Marcuse defenderá a tese contrária de que

é possível uma nova civilização sem repressão, na qual os valores

predominantes serão a solidariedade e a cooperação [...].

 

Pergunta 4

Movimento totalitário de direita surgido na Itália – estudado por Benjamin – que ataca o

proletariado e suas organizações, não permitindo que expressem as suas ideias. Assinale a

alternativa correta:

Fascismo.

Nazismo.

Liberalismo.

Socialdemocracia.

Resposta: A

Comentário: Segundo Benjamin: “O fascismo seria uma violação do aparato

técnico correlativo ao violento esforço em organizar as massas recentemente

proletarizadas – não por lhes oferecer o que lhes é devido, mas

permitindo‑lhes que se exprimam”.

 

Pergunta 5

Para este filósofo, Freud acerta em dizer que há um con􀃒ito entre indivíduo e sociedade na

civilização, mas erra ao generalizar esse con􀃒ito como necessário a toda a civilização.

Assinale a alternativa correta:

Adorno.

Marx.

Habermas.

Marcuse.

Nietzsche.

Resposta: D

Comentário: No entender de Marcuse, o homem vive num mundo em que

sempre falta algo para satisfazer suas necessidades, mas a escassez pode ser

administrada favorecendo a dominação de certos grupos. Essa escassez obriga

os homens a viverem sob uma autoridade, sob uma dominação.

 

Pergunta 6

Essa in􀃒uência de Marx é marcante no pensamento deste pensador. Seu ensaio sobre a

obra de arte e a reprodutibilidade técnica é considerado, segundo Buck‑Morss (1996), uma

afirmação da cultura de massa e das novas tecnologias pelas quais a arte se dissemina. O

texto se refere a qual pensador?

Benjamin.

Marcuse.

Horkheimer.

Adorno.

Hegel.

Resposta: A

Comentário: Benjamin aproxima a experiência cultural tecnologicamente

mediada com a política e a sociedade.

 

Pergunta 7

Este pensador observa que a pretensão da arte mudou, na contemporaneidade não se

pode dizer que a arte é inferior em qualidade se comparada a outros momentos da história.

Para os artistas, no momento atual não se trata mais de descobrir o mundo, ou de fazer da

arte um instrumento para o conhecimento de uma certa realidade, mas, sim, de definir a

obra pelo próprio artista como um desdobramento de si mesmo, expondo sua

subjetividade, descartando qualquer objetividade. O texto se refere a qual pensador?

Nietzsche.

Adorno.

Horkheimer.

Habermas.

Benjamin.

Resposta: A

Comentário: Nietzsche in􀃒uencia esse momento contemporâneo afirmando

que o artista deve se afastar do mundo e exprimir sua vida interior. Para ele,

esse retraimento do mundo se torna manifesto no homem contemporâneo,

como re􀃒exo da sociabilidade atual.

 

Pergunta 8

Este conceito é muito importante no pensamento de Walter Benjamin através do qual se

entende que a imagem ilusória de uma realidade vai concebendo uma independência no

que se refere ao sujeito. Essa imagem irreal da realidade ganha evidência na sociedade

capitalista de consumo. Assinale a alternativa correta:

Consumismo.

Capitalismo.

Fantasmagoria.

Teoria Crítica.

Arte moderna.

Resposta: C

Comentário: Benjamin elabora o termo fantasmagoria para a aparência da

realidade (ou do ambiente) que engana os sentidos através de manipulação

técnica. As percepções que as aparências oferecem são reais o quanto baste o

que se evidencia na sociedade capitalista.

 

Pergunta 9

Para Buck‑Morss (1996), a compreensão da crítica benjaminiana da sociedade de massa

entra em ruptura com a tradição do modernismo ao politizar a arte de forma radical.

Considerando a origem (__________) como aquilo que é perceptível ao tato e à experiência

sensorial da percepção, o campo original da estética não é a arte, mas, sim, a realidade, a

natureza corpórea, material. Assinale a alternativa correta:

Da Estética.

Da Arte.

Da Ciência.

Da Teoria Crítica.

Da Escola de Frankfurt.

Resposta: A

Comentário: A estética nasce de uma forma de cognição, alcançada via gosto,

audição, visão e/ou olfato. Essas sensações são uma faculdade pré‑linguística,

anterior não apenas à lógica como também aos significados. Para Buck‑Morss,

esses sentidos todos podem ser aculturados, e é exatamente esse o interesse

da

filosofia na modernidade.

 

Pergunta 10

Para este pensador, a obra de arte sempre foi reprodutível e, em última instância, imitável.

Na história da arte, essa imitação era praticada pelos discípulos nos exercícios, pelos

mestres para a difusão da obra e por terceiros visando meramente ao lucro. Assinale a

alternativa correta:

Marcuse.

Habermas.

Horkheimer.

Benjamin.

Adorno.

Resposta: D

Comentário: Para Benjamin a reprodução técnica da obra de arte era até

então um processo novo, que estava se desenvolvendo ao longo da história

com interesse crescente. Acompanhando esse processo em desenvolvimento,

Benjamin mostra que a litografia in􀃒uenciou a técnica de reprodução de forma

direta.

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