ESTÉTICA
QUESTIONÁRIO UNIDADE III
Pergunta 1
Este filósofo da Escola de Frankfurt adverte nos seus escritos que todos os esforços, no
sentido de tornar estética a política, culminarão em uma só coisa: na guerra. O texto se
refere a qual pensador?
Habermas.
Marcuse.
Benjamin.
Adorno.
Horkheimer.
Resposta: C
Comentário: Com essa crítica, Benjamin certamente pretende dar à arte uma
tarefa difícil, a de desfazer a alienação do aparato sensorial do corpo e
restaurar o poder institucional dos sentidos (corporais) humanos em nome da
autopreservação da humanidade, visto que se a estética se tornar política, isso
poderá levar a guerra.
Pergunta 2
Para Benjamin, mesmo na reprodução mais perfeita da obra de arte algo está ausente, sua
existência única, no lugar em que ela se encontra. A história da obra é parte importante
dela, descrevendo as transformações pelas quais passou e o transcorrer do tempo,
características que constituem o conteúdo desta concepção da obra e a identificação do
objeto como aquele objeto. Assinale a alternativa correta:
Reprodução.
Autenticidade.
Teoria Crítica.
Fantasmagoria.
Arte.
Resposta: B
Comentário: “A esfera da autenticidade, como um todo, escapa à
reprodutibilidade técnica, e naturalmente não apenas à técnica” (BENJAMIN,
2012, p. 182). A autenticidade se perde, então, frente à reprodução técnica, mas
sem torná‑la uma falsificação, pois a reprodução técnica pode trazer outros
olhares para essa obra e outras condições de assimilação.
Pergunta 3
Resposta Selecionada: b.
O trabalho deste filósofo sofre inuência de Freud, o que fica bastante visível em seu livro
Eros e Civilização. Assinale a alternativa correta:
Habermas.
Marcuse.
Nietzsche.
Marx.
Adorno.
Resposta: B
Comentário: Nessa obra, o ponto de partida é: [...] a interpretação freudiana
da civilização, segundo a qual ela só é possível a partir de uma repressão
permanente das pulsões humanas. Marcuse defenderá a tese contrária de que
é possível uma nova civilização sem repressão, na qual os valores
predominantes serão a solidariedade e a cooperação [...].
Pergunta 4
Movimento totalitário de direita surgido na Itália – estudado por Benjamin – que ataca o
proletariado e suas organizações, não permitindo que expressem as suas ideias. Assinale a
alternativa correta:
Fascismo.
Nazismo.
Liberalismo.
Socialdemocracia.
Resposta: A
Comentário: Segundo Benjamin: “O fascismo seria uma violação do aparato
técnico correlativo ao violento esforço em organizar as massas recentemente
proletarizadas – não por lhes oferecer o que lhes é devido, mas
permitindo‑lhes que se exprimam”.
Pergunta 5
Para este filósofo, Freud acerta em dizer que há um conito entre indivíduo e sociedade na
civilização, mas erra ao generalizar esse conito como necessário a toda a civilização.
Assinale a alternativa correta:
Adorno.
Marx.
Habermas.
Marcuse.
Nietzsche.
Resposta: D
Comentário: No entender de Marcuse, o homem vive num mundo em que
sempre falta algo para satisfazer suas necessidades, mas a escassez pode ser
administrada favorecendo a dominação de certos grupos. Essa escassez obriga
os homens a viverem sob uma autoridade, sob uma dominação.
Pergunta 6
Essa inuência de Marx é marcante no pensamento deste pensador. Seu ensaio sobre a
obra de arte e a reprodutibilidade técnica é considerado, segundo Buck‑Morss (1996), uma
afirmação da cultura de massa e das novas tecnologias pelas quais a arte se dissemina. O
texto se refere a qual pensador?
Benjamin.
Marcuse.
Horkheimer.
Adorno.
Hegel.
Resposta: A
Comentário: Benjamin aproxima a experiência cultural tecnologicamente
mediada com a política e a sociedade.
Pergunta 7
Este pensador observa que a pretensão da arte mudou, na contemporaneidade não se
pode dizer que a arte é inferior em qualidade se comparada a outros momentos da história.
Para os artistas, no momento atual não se trata mais de descobrir o mundo, ou de fazer da
arte um instrumento para o conhecimento de uma certa realidade, mas, sim, de definir a
obra pelo próprio artista como um desdobramento de si mesmo, expondo sua
subjetividade, descartando qualquer objetividade. O texto se refere a qual pensador?
Nietzsche.
Adorno.
Horkheimer.
Habermas.
Benjamin.
Resposta: A
Comentário: Nietzsche inuencia esse momento contemporâneo afirmando
que o artista deve se afastar do mundo e exprimir sua vida interior. Para ele,
esse retraimento do mundo se torna manifesto no homem contemporâneo,
como reexo da sociabilidade atual.
Pergunta 8
Este conceito é muito importante no pensamento de Walter Benjamin através do qual se
entende que a imagem ilusória de uma realidade vai concebendo uma independência no
que se refere ao sujeito. Essa imagem irreal da realidade ganha evidência na sociedade
capitalista de consumo. Assinale a alternativa correta:
Consumismo.
Capitalismo.
Fantasmagoria.
Teoria Crítica.
Arte moderna.
Resposta: C
Comentário: Benjamin elabora o termo fantasmagoria para a aparência da
realidade (ou do ambiente) que engana os sentidos através de manipulação
técnica. As percepções que as aparências oferecem são reais o quanto baste o
que se evidencia na sociedade capitalista.
Pergunta 9
Para Buck‑Morss (1996), a compreensão da crítica benjaminiana da sociedade de massa
entra em ruptura com a tradição do modernismo ao politizar a arte de forma radical.
Considerando a origem (__________) como aquilo que é perceptível ao tato e à experiência
sensorial da percepção, o campo original da estética não é a arte, mas, sim, a realidade, a
natureza corpórea, material. Assinale a alternativa correta:
Da Estética.
Da Arte.
Da Ciência.
Da Teoria Crítica.
Da Escola de Frankfurt.
Resposta: A
Comentário: A estética nasce de uma forma de cognição, alcançada via gosto,
audição, visão e/ou olfato. Essas sensações são uma faculdade pré‑linguística,
anterior não apenas à lógica como também aos significados. Para Buck‑Morss,
esses sentidos todos podem ser aculturados, e é exatamente esse o interesse
da
filosofia na modernidade.
Pergunta 10
Para este pensador, a obra de arte sempre foi reprodutível e, em última instância, imitável.
Na história da arte, essa imitação era praticada pelos discípulos nos exercícios, pelos
mestres para a difusão da obra e por terceiros visando meramente ao lucro. Assinale a
alternativa correta:
Marcuse.
Habermas.
Horkheimer.
Benjamin.
Adorno.
Resposta: D
Comentário: Para Benjamin a reprodução técnica da obra de arte era até
então um processo novo, que estava se desenvolvendo ao longo da história
com interesse crescente. Acompanhando esse processo em desenvolvimento,
Benjamin mostra que a litografia inuenciou a técnica de reprodução de forma
direta.
0 Comentários
Não use palavras ofensivas.