No domingo da ressurreição, Jesus aparece aos apavorados discípulos e diz: "Paz seja convosco" (Lc 24.36). Jesus não deseja a paz. Ele é, ele tem a paz, por isso ele entrega, oferece a paz.
O mal que rouba a paz, vem de Deus?
Em 2Sm 24 nos diz que Deus ficou irado contra Israel. Deus só se irrita quando o povo peca. Neste caso, parece que Davi estava se enchendo de orgulho, tornando-se soberbo e autoconfiante. Davi caminhava perigosamente para abandonar sua confiança em Deus para livrá-lo dos inimigos.
1Cr 21 nos informa que Satanás induz Davi a cometer o pecado. Satanás só age quando encontra brechas para penetrar. Quando damos vazão às concupiscências, o Diabo seduz. Davi estava se enchendo de orgulho, tornando-se soberbo e autoconfiante. Davi caminhava perigosamente para os braços de Satanás, abandonando a confiança em Deus para livrá-lo dos inimigos.
Veja como a Palavra de Deus é maravilhosa. Qualquer que seja o olhar, em absoluto há aqui uma contradição, como querem fazer parecer os ateus.
Este texto nos mostra claramente como Deus é soberano. Como ele controla tudo e nada escapa ao seu comando. O Criador está acima da sua criação, infinitamente maior que ela, por isso dizemos transcendente. Entretanto, ele não está ausente. O Senhor não abandona a sua criação. Antes, ele se importa e cuida dela, por isso dizemos que Deus é também, e ao mesmo tempo, imanente.
Deus é a bondade e a misericórdia personificada. Satanás é o agente do mal. Apesar de o mal não ter existência própria, em si, ele existe de dois modos: (1) enquanto graus de inferioridade quando comprados com o Perfeito Bem, Deus. Toda a criação é, neste sentido, má, porque é inferior ao seu Criador. (2) O mal moral, que é a transgressão de tudo o que expressa a vontade de Deus.
Falamos também em mal físico, que nada mais é do que a consequência do mal moral. Ser preso é mau; contudo, este mal é uma consequência, uma punição pela quebra do mandamento moral não roube, não assassine...
Portanto, quando se diz que tudo vem de Deus, podemos dizer como Jó: "receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal?" (Jó 2:10 - ACF).
Deus também tem o controle da história, da política, das sociedades... de tudo! "E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos" (Dn 2:21 - ACF). Deus revelou para Nabucodonosor, e principalmente a Daniel, o que iria acontecer, especialmente no plano político mundial, nos 400 anos futuros que se seguiriam desde o sonho do rei babilônico que levou Daniel a proferir as palavras descrias neste verso.
Jesus disse ao seu algoz romano, Pilatos: "Nenhuma autoridade terias sobre mim, se do alto não te fosse dada" (Alm.XXI).
Martinho Lutero, em 1527, por ocasião do retorno da peste negra em sua cidade, escreve uma carta dando orientações pastorais diante da mortandade que assolava a Europa. Reproduzo aqui as palavras de Lutero, publicadas pelo Pr Leandro Peixoto, da SIB Goiana:
[…] o medo das pessoas e a maneira como elas fogem [da praga] é espantoso. Eu nunca tinha visto uma maravilha de poder satânico dessa natureza, quão grandemente ele está aterrorizando todo mundo. De fato, ele está contente por poder assustar tanto o coração das pessoas, e, assim, espalhar e destruir essa universidade em particular, que ele odeia acima de todas as outras, e não sem motivo.Diversas vezes nos evangelhos temos casos de doenças atribuídas a demônios. (Mt 9.33; 17.18). Entretanto, ainda que alguns duvidem, não podemos negar o clássico dos clássicos, Jó. Mais claro do que isto, impossível. E a uma ação direta de Satanás são, não apenas a doença com também as calamidades, inclusive, as da natureza.
O SENHOR disse a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Na terra não há ninguém como ele. É um homem íntegro e correto, que teme a Deus e se desvia do mal. Então Satanás respondeu ao SENHOR: Será que Jó teme a Deus sem intenções? Por acaso tu não o tens protegido de todos os modos, a ele, sua família e tudo que ele tem? Tu tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam sobre a terra. Mas estende a mão agora e toca em tudo que ele tem, e ele blasfemará contra ti na tua face! Então o SENHOR respondeu a Satanás: Tudo o que ele tem está sob teu poder, apenas não estendas a tua mão contra ele. E Satanás saiu da presença do SENHOR. Certo dia, quando os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam vinho na casa do irmão mais velho, um mensageiro foi até Jó e lhe disse: Os bois estavam lavrando e as jumentas pastavam perto deles; então os sabeus os atacaram e os levaram. Eles ainda mataram os servos ao fio da espada, e só eu escapei para trazer-te essa notícia. Enquanto o mensageiro ainda falava, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, queimou as ovelhas e os servos e os consumiu; só eu escapei para trazer-te essa notícia. Enquanto ele ainda falava, veio outro e disse: Os caldeus dividiram-se em três grupos, atacaram os camelos e os levaram, e ainda mataram os servos ao fio da espada; só eu escapei para trazer-te essa notícia.Enquanto ele ainda falava, veio outro e disse: Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho; veio um forte vento do deserto, atingiu os quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e eles morreram. Só eu escapei para trazer-te essa notícia. (...) Então Satanás respondeu ao SENHOR: Pele por pele! Tudo quanto um homem tem ele dará por sua vida. Estende a mão agora e toca-lhe nos ossos e na carne, e ele blasfemará contra ti na tua face! Então o SENHOR disse a Satanás: Ele está sob teu poder; somente lhe poupa a vida. Satanás saiu da presença do SENHOR e feriu Jó com feridas malignas, da sola dos pés até o alto da cabeça. Sentando-se em cinzas, Jó pegou um caco para se raspar (Jó 1.8-18; 2.4-7). (negrito é meu).A partir de agora, quando cantarmos tudo vem de ti, Senhor / Tudo vem de ti, tenhamos em mente que, de fato, tudo vem de Deus. E se tudo vem dele, todas as coisas cooperarão para o nosso bem, e tudo redundará em glória e louvor a Jesus.
Sim, mesmo o mal, em certo sentido, vem de Deus! E se Deus é o sumo bem, até o mal que vem de Deus é bom. Bom para aqueles que recebem a paz que Jesus dá. Glória, pois a Ele, eternamente. Amém!
Agora, apliquemos alguns princípios para nós, hoje:
1- Nosso conceito de mau e bom está baseado neste mundo imperfeito e caído. E isto tende a tirar a nossa paz. A paz verdadeira as coisas boas deste mundo não podem dar. A paz real, a de Cristo, pode ser desfrutada mesmo em meio ao caos.
2- Há exageros de todos os lados. Examinar tudo e reter o que é bom é um exercício muito difícil para nós. Entretanto, se não tiramos nossos olhos das Escrituras com o um todo (às vezes selecionamos alguns textos e deixamos de lado o todo) ela iluminará o nosso entendimento para alcançarmos a paz que os extremos não podem nos dar.
3- Tomar as decisões certas. Neste momento de pandemia, devemos cuidar para não sermos contaminados nem contaminar os outros. Mas, também não podemos esquecer que alguns princípios da Palavra de Deus estão acima dos princípios das autoridades humanas. "Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" - Atos 5:29.
Paz e confiança andam juntas. Quem não confia, não tem paz. Jesus não deseja paz. Ele é a paz. Os homens não têm paz em si mesmo, por isso não podem promover a paz. Eu não posso ter a paz a não ser que eu seja presenteado com a paz que Cristo dá. O máximo que eu posso fazer é confiar, ainda que meu coração fibrile, que o Príncipe da paz me dará paz.
0 Comentários
Não use palavras ofensivas.