Subscribe Us

A Covid-19 de Deus

Deus manda Isaías falar à nação o quanto estava irado e desgostoso por causa da hipocrisia cultual. Nos dias de hoje, poderíamos traduzir assim: Is 1.1-16.

Pastores, bispos, apóstolos de Sodoma; ovelhas, crentes, membros de Gomorra, dai ouvidos a lei de Deus. O Senhor diz: " de que me serve a multidão de seus cultos? Estou farto das orações de vocês. Não me agrado da músicas de louvor, dos cânticos e das coreografias.

Quem requereu de vocês estes sapateados nos templos, estádios e locais públicos?
Não me ofereçam orações, cânticos, coreografias, pregações, palestras, invocações para cura e libertação, nem dízimos e ofertas. Não posso suportar a iniquidade associada aos cultos solenes. As reuniões de aniversário, comemorações, assembleias, cultos de ceia, festividades, a minha alma as odeia; já são um fardo para mim. Estou farto de suportá-las.

Quando vocês estendem as mãos, eu fecho os meus olhos; sim, quando multiplicam as suas orações, não as ouço, porque as mãos de vocês estão cheias de furtos, roubos, maledicências, luxúrias e imoralidades.

Arrependam-se, abandonem estas práticas e voltem a prestar um culto puro e simples.  Tirem da minha presença a maldade dos seus atos; parem de fazer o mal!

Quando olhamos para a história da Igreja, percebemos um onda de avivamento e esfriamento caminhando pelas nações. Tudo começa em Jerusalém, avança para a Judeia, depois para norte da África e Itália. Avança um pouco para a Ásia, mas o ganho maior é para o ocidente. A partir do século XVIII, ganha o resto do mundo. Mas, ao mesmo tempo, aqueles locais antes alcançados, o amor vai se esfriando. Até que, de certo ponto de vista, o mundo inteiro recebe o evangelho. Eis então um esfriamento mundial.

Por isso Deus se irou conta a Igreja no mundo inteiro. Hoje estamos totalmente globalizado. O mundo inteiro canta as mesmas canções, ouve os mesmos pregadores e vive o mesmo evangelho. O mundo inteiro transformou o culto em entretenimento e a igreja em pequeno negócio para enriquecer alguns.

Em 2 Samuel  diz que Deus incitou Davi a fazer um senso. Este senso foi um ato pecaminoso, por isso, punido com a morte de 70 mil homens motivada por uma peste, que seria um vírus ou uma bactéria.

O texto deixa claro que foi a mão de Deus quem fez isso. 

"Então o SENHOR enviou a peste a Israel, desde a manhã até o tempo que havia determinado. E, desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo" (2Sm 24.15).

É interessante que em 1Rs 21, o relato é o mesmo, mas ali atribuiu a Satanás a incitação ao pecado.

Não tenho dúvidas que Satanás agiu. Não tenho dúvidas que Satanás foi o causador último do pecado. No entanto, Davi estava agindo negligente para com o Senhor a algum tempo, abrindo um brecha para assentar em seu coração as sugestões satânica. Deus deixou Davi se chafurdar nos seu pecados para que ele experimentasse o quanto é enganoso o coração humano e o quanto precisamos continuamente da graça de Deus.

Observando debaixo da ótica da soberania de Deus, no caso de Davi, Satanás foi um agente do Senhor. Satanás foi um servo de Deus. Por isso podemos repetir o que disse Lutero: o Diabo é o Diabo de Deus. Ou seja, nem Satanás é capaz de se esquivar de fazer o que Deus manda. Por outro lado, até o pior ato de Satanás serve a Deus em seus propósitos.

Este vírus é claramente, para mim, um agente de Satanás. Não me surpreenderia se fosse constatado mesmo que ele foi manipulado por homens que querem dominar o mundo. Se sim ou se não, o fato é que governantes mundiais estão se aproveitando para enriquecer e dominar a população. Oportunismo.

Mas, a Covid-19 é a Covid-19 de Deus. Uma vírus nem tão legal assim, apesar de extremamente contagioso, trancou o mundo dentro de casa.

Quais seria os propósitos de Deus, em minha opinião, o serviço que ele presta a Deus?

1- Punir os crentes negligentes.
Há uma exortação expressa para que os crentes não deixem de congregar, se reunir para prestar culto. "Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima (Hb 10.25).

Quantos de nós negligenciamos os cultos, trocando-o por cinema, praia, shopping, maratona de séries de TV, jantar com parentes, ou mesmo "descansar". Eu mesmo, muitas vezes, ouço as mais estapafúrdias desculpas de crentes que não participam dos cultos.

"E ficar em casa que você quer, né? Então tá. Toma!" É o que eu penso que Deus está dizendo a estes crentes.

Lembro de Números 11, que relata a murmuração dos israelitas pedindo carne. Era um desejo pecaminoso. Deus pune o pecado deles dando em excesso carne para comer. 
"Enquanto a carne ainda estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, a ira do SENHOR se acendeu contra o povo, e o feriu com uma terrível praga" (Nm 11.33).

"Terrível praga"... seria algum tipo de vírus aviário H5N1?

Tem muitos crentes verdadeiros que não aguentam mais ficar confinado em casa. Espero que eles tenham aprendido a lição e busquem o perdão e exerçam arrependimento.

2 - Acabar com os Shows gospel.
Vimos nos últimos 20 anos como a globalização ajudou transformar culto em shows. Muitas das mais influentes e gigantes igrejas se transformaram em locais de entretenimento, onde o que importa é a performance artística e as mensagens de motivação pessoal. Nada de adoração genuína e pregação do evangelho verdadeiro.

Numa tacada só. De um dia para o outro, Deus paralisou toda esta aberração. Não foi a Igreja de Cristo que experimentou crescimento. No meio da Igreja cresceu mato, erva daninha e joio. Muito joio. Joio em excesso.

3 - Acabar com a fonte de renda
Não sei dizer se as organizações religiosas gospel especializada em tirar dinheiro de trouxas estarão extintas se voltarmos ao normal em breve. Mas que foi um exemplar juízo, não há como negar.

Se reuniões de arrecadação, a fonte seca. Se  tem muito restaurante fechando as atividades porque não vende a comida diária, deve ter muitas delas acabando de vez.

4 - Desmascarar os falso curandeiros
Onde estão aqueles falsos apóstolos, falsos mestres, que curam quer tipo de doença? Porque não curam um virusinho mequetrefe que mata menos de 2% dos contaminados?


Postar um comentário

0 Comentários