Subscribe Us

João 11 1-16 - A morte de Lázaro

Uma família diferente
Esta é uma situação incomum. Três irmãos são citados mas nada se fala de seus pais. Marta, Maria e Lázaro, apresentados nesta ordem, podem indicar que Marta fosse a mais velha, que todos fossem ainda solteiros e que seus pais já fossem mortos. O fato de  Lázaro ser citado após suas irmãs, é indicativo que ele fosse o caçula e, dada a importância do casamento na cultura hebraica, e que as mulheres aos 13 anos já estariam casadas, não seria surpresa ou impossível supor que Maria e Lázaro fossem ainda adolescentes.
Certo homem chamado Lázaro estava doente. Ele era de Betânia, povoado de Maria e de sua irmã Marta. Maria, cujo irmão Lázaro estava doente, era a mesma que derramara bálsamo perfumado sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos. Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: Senhor, aquele a quem amas está doente. Mas, ao ouvir isso, Jesus disse: Essa doença não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela. Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro. Mas, ao saber que ele adoecera, permaneceu ainda dois dias no lugar onde estava. 7 Depois disse aos discípulos: Vamos outra vez para a Judeia. Eles lhe disseram: Rabi, há pouco os judeus procuravam apedrejar-te, e mesmo assim voltas para lá? Jesus respondeu: O dia não tem doze horas? Se alguém anda de dia, não tropeça, pois vê a luz deste mundo; mas se anda de noite, tropeça, pois nele não há luz. E, tendo dito isso, acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu; mas vou despertá-lo do sono. E os discípulos lhe disseram: Senhor, se ele está dormindo, ficará bom. Jesus havia se referido à morte de Lázaro; mas eles entenderam que ele falava do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu. Por vossa causa, alegro-me por não ter estado lá, para que creiais. Mas vamos até ele. Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos outros discípulos: Vamos nós também para morrer com ele.

Lázaro é acometido de uma doença que inspirou temores nas irmãs, a ponto de pedirem que Jesus fosse visitá-los. Jesus tinha explícito carinho e afeição para com estes irmãos, mas, não era somente isto. Jesus os amou de forma sacrificial. A família era vizinha daquele que queriam apedrejar Jesus e voltar para lá poderia ser fatal. Até os discípulos alertaram Jesus do perigo. 

A narrativa sugere que Jesus não sabia dos acontecimento. O mensageiro enviado por Marta saiu enquanto o irmão ainda estava vivo. Por isso Jesus recebe o recado da doença. Como Jesus fica sabendo que o jovem morrera? 

Possivelmente a doença era grave. A morte seria certa, e Jesus decide não ir para curá-lo. Penso que através do Espírito Santo, Jesus tem conhecimento do falecimento e então vai ao encontro da família. O fato é que Jesus chega no quarto dia após o enterro.

O que teria feito Jesus não atender de pronto o pedido de ajuda? Por que ele não foi lá para impedir a morte do jovem?

Amor
"Aquele a quem amas" (v.3) e "Jesus amava Marta" (v.5). No original, são usadas os dois verbetes mais comuns no NT que traduziu-se por amor: agape  e fileo. Por quê? Seria apenas pelo fato de João ao escrever não queria usar palavras repetidas, ou há uma intencionalidade, já que os dois termos têm leve diferença entre eles?

Em português, se você diz que dizer que ama uma pessoa, mas invés de usar a frase eu te amo, pronunciar eu gosto muito, muito, demais, de você, a pessoa que ouve sabe que há uma leve diferença. Por isso eu penso que João não estaria apenas preocupado com estilo literário, mas queria sim deixar clara a diferença.

Basicamente, e sendo bem sintético, o que eu vejo aqui é que a percepção da extensão do amor de Jesus por esta família era muito maior do que a que eles percebiam. Marta pensava que Jesus gostava deles, mas Jesus os amava. Percebe a diferença de intensidade? Jesus não apenas gosta de você; Jesus o ama. E o ama a ponto de dar a vida dele para salvar você da morte eterna.

Em sua natureza humana, Jesus estava limitado como qualquer um de nós. Ele não tinha como saber o futuro a menos que o Pai o revelasse. A atitude de Jesus me leva a crer que foi por amor sacrificial que ele volta para a região onde estavam aqueles que queriam apedrejá-lo. 

Imagine! Eu e você, e todos aqueles que são salvos por Cristo, temos um peso sobre nossos ombros que é igual a morte eterna. Pense se você fosse condenado a ficar eternamente numa masmorra escura, úmida de fria, com uma peso de 100 toneladas nas costas? Jesus, voluntariamente, troca de lugar com você. Ele não apenas tira você da prisão e liberta você do peso. Ele troca de lugar. Ele fica em seu lugar.

O silêncio de Deus
Jesus, deliberadamente, espera Lázaro morrer. O que, a princípio, pode parecer uma contradição, pois se ele amava tando assim aqueles irmãos, por que não acudiu a ponto de impedir que ele morresse?Parece que era isto que Marta esperava. Tantas curas Jesus já tinha feito. E ninguém chama um médico para acudir uma pessoa morta. O médico é chamado para prevenir o falecimento. 

Jesus não ouviu o pedido das irmãs. Nesta história temos um desfecho muito rápido. Na maioria das vezes não é assim. Não é assim comigo nem com você. Muitas vezes temos a certeza de que Jesus não ouviu nosso clamor.

O que as irmãs não sabiam é que os pensamentos de Jesus eram maiores do que os pensamentos delas. Enquanto elas esperavam uma mera cura, algo que, dependendo da enfermidade, qualquer médico poderia fazer, Jesus aguardou o tempo necessário para mostrar para elas que há algo que somente ele pode fazer: dar a vida!

Na maioria de nossas orações não respondidas não temos a noção do que de melhor Deus tem para nós. Marta e Maria não fazia ideia, nos 4 dias passados, que a alegria delas iria ser muito maior. Ora, se Lázaro não tivesse morrido, as irmãs não teriam desfrutado a alegria de ver seu irmão voltar do mundo dos mortos. Elas, o próprio Lázaro, os discípulos e amigos apreciaram um momento ímpar. E se não tivesse havido a dor da morte, não teriam desfrutado de uma alegria incomparavelmente superior.

Por isso, meus amigos e irmãos, jamais nos queixemos de Deus. Em tudo devemos dar-lhe glória. Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Mesmo quando Deus não atende nossa oração, jamais duvidemos de seu amor por nós.

Uma lição de prudência
Os discípulos sabiam do risco que era voltar para a Judeia. Jesus também. Na vida cristã corremos riscos. A luta contra os principados e potestades não tem refresco. Algumas vezes, esta batalha espiritual se torna também uma batalha física.

Em tempos ou em lugares de perseguição muitos crentes pagam com a própria vida a permanência na fé. Mas, mesmo aqui no Brasil, há uma perseguição psicológica, social e moral contra a Igreja. A atitude de Jesus no ensina a não fugir de nossa batalha, outrossim, enfrentá-la com prudência. Aqui não temos as técnicas desta prudência. Há somente uma mensagem de encorajamento, que eu resumo assim: está difícil permanecer na fé? Sim, está. Porém, não desista. Resista ao Diabo e ele fugirá. Pratique a oração, a leitura e o estudo das Escrituras, a comunhão dos crentes e o culto congregacional e nós venceremos.


Imagem: http://minha-heranca.blogspot.com/2014/11/lazaro-vive.html

Postar um comentário

0 Comentários