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Aos Romanos - exposição da carta de Paulo - 1.1-8

 

Introdução

O apóstolo Paulo valeu-se de cartas, recurso de seu tempo para se comunicar com as igrejas locais. Elas tinham um padrão básico de redação que era: remetente, destinatário, conteúdo e saudações finais.

Aos Romanos foi escrita, segundo especialistas, em 57 A.D., quando Paulo estava em Corinto, voltando para Jerusalém. Ele tinha vários objetivos em mente ao escrever: preparar a Igreja romana para recebê-lo e dar a ele suporte para uma futura missão até a Espanha, desenvolver uma sistematização da salvação pela fé somente, demonstrar que o evangelho de Cristo é para toda a raça humana, buscando explicar o relacionamento entre judeus e gentios, dentre outros.

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, que ele antes havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos - Jesus Cristo nosso Senhor, pelo qual recebemos a graça e o apostolado, por amor do seu nome, para a obediência da fé entre todos os gentios, entre os quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo; a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Primeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. (Rm 1.1-8  -  RA)

O remetente

Invés de um simples de, para (de: Paulo, para: os romanos), o apóstolo faz uma longa introdução, que nos faz perceber imediatamente sua intenção teológica nos títulos e termos utilizados. Ver cada um deles logo de início já nos dá a exposição e a aplicação que buscamos para o propósito de agora.

a) Paulo, o escravo – aquele que não tem direito algum.

b) Chamado para ser apóstolo – Paulo entendia que o apostolado era um serviço, não um título honorífico. Ser apóstolo não era uma promoção na carreira, como ser promovido de sargento para tenente, ou de estoquista para supervisor, ou de gerente para diretor. Ser apóstolo é ser servo, escravo, primeiro de Cristo e depois das ovelhas de Cristo, a Igreja.

c) Separado para o evangelho – selecionado, colocado à parte. O termo original dá a ideia de ser limitado. Paulo foi limitado em seus direitos. Evangelho anteriormente prometido nas Escrituras; Latente no VT, patente no NT.

Qual é então este evangelho? Jesus Cristo, o Deus-homem.

Duas coisas eram absolutas para os gregos: a carne é má, por isso um Deus não poderia ser homem; há um Logos, um algo superior que é a origem de tudo.

Sem usar o termo logos, Paulo vai apontar para Jesus como sendo estas duas coisas que os gregos procuram. Seu evangelho é revelar este mistério. Por isso, Jesus:

a) Profetizado no AT

b) Veio em carne. O Logos se fez carne.

c) Foi identificado como Filho de Deus – neste sentido, filho é o mesmo que o próprio Deus.

d) Ressuscitou – Ninguém volta do mundo dos mortos, todavia, Jesus sim, venceu a morte. Venceu pelo poder o Espírito Santo.

Os destinatários

a) São amados por Deus - Não porque somos especiais. Mas porque Deus é graciosos e misericordioso.

b) São igualmente chamados (limitados) para desfrutar da graça e da paz que ele oferece.

Resumindo, prontamente temos as seguintes doutrinas:

  1. A bíblia é a inerrante Palavra de Deus
  2. A doutrina da trindade: Pai, Filho e Espírito Santo
  3. Jesus é o Deus que se encarnou, derrotou a morte
  4. Jesus salva o comissiona os homens para desfrutarem de sua vitória.
  5. Os salvos são eleitos para se tornarem testemunhas tanto do Senhor quanto de seu evangelho.

Conclusão

Podemos perceber a intencionalidade de Paulo ao escrever aos Romanos. Ele não desperdiça papiro e tinta. Ele não bajula, mas diz a real. Ele não se engrandece, nem se diminui; coloca-se como realmente é.

 


Img: Saint Paul, Rembrandt van Rijn (and Workshop?), c. 1657, in  encurtador.com.br/cCFT2

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