Subscribe Us

Domingo da Ressurreição

Fig 1

Passado o sábado, eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, removeu a pedra e sentou sobre ela. O aspecto dele era como um relâmpago, e a sua roupa era branca como a neve. E os guardas, com medo do anjo, tremeram e ficaram como se estivessem mortos.

 Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram óleos aromáticos para ungir o corpo de Jesus. E, bem cedo, no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, foram ao túmulo. Diziam umas às outras: 

— Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo?

E, olhando, viram que a pedra já estava removida. É que a pedra era muito grande. Mas, ao entrar, não acharam o corpo do Senhor Jesus. Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois homens com roupas resplandecentes. Estando elas com muito medo e baixando os olhos para o chão, eles disseram:

— Não tenham medo! Vocês procuram Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; vejam o lugar onde o tinham colocado. Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrem-se do que ele falou para vocês, estando ainda na Galileia:
"É necessário que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia." Mas vão e digam aos discípulos dele e a Pedro que ele vai adiante de vocês para a Galileia; lá vocês o verão, como ele disse.

Então elas se lembraram das palavras de Jesus. E, retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram para anunciar isso aos discípulos.

Essas mulheres eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos. Mas para eles tais palavras pareciam um delírio; eles não acreditaram no que as mulheres diziam.

Fig 2

Com isso, Pedro e o outro discípulo saíram e foram até o túmulo. Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. E, abaixando-se, viu os lençóis de linho, mas não entrou.

Simão Pedro, seguindo-o, chegou e entrou no túmulo. Ele também viu os lençóis e o lenço que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte. Então o outro discípulo, que havia chegado primeiro ao túmulo, também entrou. Ele viu e creu. Pois ainda não tinham compreendido a Escritura, que era necessário que ele ressuscitasse dentre os mortos. E os discípulos voltaram outra vez para casa.

[Havendo Jesus ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios]. Maria, no entanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se e olhou para dentro do túmulo. Ela viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus tinha sido colocado, um à cabeceira e outro aos pés. Então eles perguntaram: 

 — Mulher, por que você está chorando? 

Ela respondeu: 

— Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.

Depois de dizer isso, ela se virou para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus. Jesus lhe perguntou: 

— Mulher, por que você está chorando? A quem você procura? 

Ela, supondo que ele fosse o jardineiro, respondeu: 

— Se o senhor o tirou daqui, diga-me onde o colocou, e eu o levarei.

Jesus disse: 

— Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: 

— Raboni! 

("Raboni" quer dizer "Mestre".) Jesus continuou: 

— Não me detenha, porque ainda não subi para o meu Pai. Mas vá até os meus irmãos e diga a eles: "Subo para o meu Pai e o Pai de vocês, para o meu Deus e o Deus de vocês."

Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: 

— Eu vi o Senhor! 

E contava que Jesus lhe tinha dito essas coisas. Estes, ouvindo que ele vivia e que tinha sido visto por ela, não acreditaram. E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: 

— Salve! 

Fig 3


E elas, aproximando-se, abraçaram os pés dele e o adoraram. Então Jesus lhes disse: 

— Não tenham medo! Vão dizer aos meus irmãos que se dirijam à Galileia e lá eles me verão.

E, enquanto elas iam, eis que alguns da guarda foram à cidade e contaram aos principais sacerdotes tudo o que havia acontecido. Reunindo-se eles em conselho com os anciãos, deram grande soma de dinheiro aos soldados, recomendando-lhes: 

— Digam isto: "Os discípulos dele vieram de noite, enquanto estávamos dormindo, e roubaram o corpo." E, se isto chegar ao conhecimento do governador, nós o convenceremos e faremos com que vocês não tenham maiores preocupações.

Os soldados receberam o dinheiro e fizeram como tinham sido instruídos. Esta versão se espalhou entre os judeus até o dia de hoje.

Naquele mesmo dia, dois discípulos estavam indo para uma aldeia chamada Emaús, que ficava a uns dez quilômetros de Jerusalém. E iam conversando a respeito de tudo o que tinha acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Porém os olhos deles estavam como que impedidos de o reconhecer. Então ele lhes perguntou: 

— O que é que vocês estão discutindo pelo caminho? 

E eles pararam entristecidos. Um, porém, chamado Cleopas, respondeu: 

— Será que você é o único que esteve em Jerusalém e não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias?

Ele lhes perguntou: 

— Do que se trata? 

Eles explicaram: 

— Aquilo que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que era profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo, e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir Israel. Mas, depois de tudo isto, já estamos no terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade também que algumas mulheres do nosso grupo nos surpreenderam. Indo de madrugada ao túmulo e não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo que tinham tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive. De fato, alguns dos nossos foram ao túmulo e verificaram a exatidão do que as mulheres disseram; mas não o viram.

Então ele lhes disse: 

— Como vocês são insensatos e demoram para crer em tudo o que os profetas disseram! Não é verdade que o Cristo tinha de sofrer e entrar na sua glória?

Fig 4

E, começando por Moisés e todos os Profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. Quando se aproximavam da aldeia para onde iam, ele fez menção de passar adiante. Mas eles o convenceram a ficar, dizendo: 

— Fique conosco, porque é tarde, e o dia já está chegando ao fim. 

E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, quando estavam à mesa, ele pegou o pão e o abençoou; depois, partiu o pão e o deu a eles. Então os olhos deles se abriram, e eles reconheceram Jesus; mas ele desapareceu da presença deles. E disseram um ao outro: 

— Não é verdade que o coração nos ardia no peito, quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?

E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles, os quais diziam: 

— De fato, o Senhor ressuscitou e já apareceu a Simão!

Então os dois contaram o que lhes tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido o Senhor no partir do pão. mas também a estes dois eles não deram crédito.

Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana. Falavam eles ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: 

— Que a paz esteja com vocês!

Eles, porém, ficaram assustados e com medo, pensando que estavam vendo um espírito. Censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado.

Mas ele lhes disse: 

— Por que vocês estão assustados? E por que surgem dúvidas no coração de vocês? Vejam as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo. Toquem em mim e vejam que é verdade, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho.

Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, por não acreditarem eles ainda, por causa da alegria, e como estavam admirados, Jesus lhes disse: 

— Vocês têm aqui alguma coisa para comer?

Então lhe apresentaram um pedaço de peixe assado, e ele comeu na presença deles. Então os discípulos se alegraram ao ver o Senhor. E Jesus lhes disse outra vez: 

Fig 5


— Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.

E, havendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: 

— Recebam o Espírito Santo. Se de alguns vocês perdoarem os pecados, são-lhes perdoados; mas, se os retiverem, são retidos.

 


 Marcos 16.1a; Mateus 28.2-4; Marcos 16.lbc-4; Lucas 24.3-5ab; Marcos 16.6ab; Lucas 24.5c; Marcos 16.6cd; Lucas 24.6b-7; Marcos 16.7; Lucas 24.8; Mateus 28.8; Lucas 24.10-11; Joao 20.3-10; Marcos 16.9; Joao 20.11-18; Marcos 16.11; Mateus 28.9-15; Lucas 24.13-35; Marcos 16.13b; Joao 20.19a; Lucas 24.36-37; Marcos 16.1 4b; Lucas 24.38-43; Joao 20.20b-23 

Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil. www.sbb.org.br
Imagens: https://www.imagensbiblicasgratis.org
Fig 1 - John Paul Stanley/ YoPlace.com.
Fig 2, 3 - Sweet Publishing/FreeBibleimages.
FIg 4 - LUMO (Big Book Media)
Fig 5 - Good News Productions International y College Press Publishing.

Postar um comentário

0 Comentários