Por um tempo, Adão e Eva desfrutaram em plena felicidade e harmonia do paraíso que Deus lhes preparou. Acima de tudo, tinham o privilégio da presença pessoal de Deus diariamente.
Infelizmente algo terrível aconteceu. O pecado entrou no mundo por não terem dado ouvidos ao Criador, sendo negligentes quanto a ordem recebida para não comerem de um determinado fruto. Podemos ler o relato aqui
O pai da fake news
Vamos refazer o diálogo entre Eva e a serpente.
— É verdade que Deus disse para vocês não comerem nenhum fruto do jardim?
— Não! Podemos comer qualquer um menos do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Este não podemos nem tocar nele, senão a gente morre.
— Com certeza não vão morrer. Deus sabe que no dia em que vocês comerem, na verdade, o que vai acontecer é que vocês serão iguais a ele, conhecedores do bem e do mal.
De alguma forma Satanás se torna a própria serpente e por isso fala com a mulher. Em seus argumentos, ele mistura verdades com intenção de provocar o erro. Aqui nasce o que hoje chamam fake News, ou, falsa notícia.
Podemos ver a mesma estratégia em Mateus 4, quando o Tentador usa a Palavra de Deus para tentar fazer Jesus pecar.
Adão e Eva desobedecem a Deus
Penso que não havia nenhum elemento especial no fruto, como um poção mágica. Talvez Deus pudesse ter dito: “não peguem na pedra azul”, ou, “não colham a flor lilás”, ou ainda, “não arranquem a folha da palmeira”. Ou seja, desobedecer a uma ordem, seja ela qual fosse, isso seria ter o conhecimento, a experiência da ação de desobediência. Não foi simplesmente o gesto de comer, mas a ação de desobediência que fez o casal experimentar o mal. O bem eles já conheciam. Mas, agora, experimentaram o mal.
O pecado nos afasta de Deus
Adão e Eva fogem da presença de Deus. Por isso é impossível dizer que o novo nascimento é uma ação do homem. Ninguém busca a Deus, pois o pecado nos envergonha e tudo o que queremos é fugir de dele.
Foi Deus quem veio a Adão e Eva e lhes providencia um em meio de encobrir suas vergonhas, tipificadas na nudez corporal.
O pecado trouxe dor e sofrimento
O pecado pode parecer bom a agradável no início, mas no fim é doloroso e mortal. “Vendo a mulher que a árvore era boa... agradável... desejável”. Contudo, logo em seguida, veio a vergonha e o medo.
Dor, violência e ódio passam a dominar a vida humana. O homem tem de sofrer para conseguir sua subsistência, a harmonia entre marido e esposa são quebradas e eles se tornam “inimigos”. Por fim, a pior de todas: a morte.
Lições práticas
1- Satanás é ardiloso.
Este nome significa “adversário”, “oponente”, “inimigo”. O Diabo foi criado como um anjo perfeito. Entretanto, encheu-se de orgulho e soberba, tornando-se um revolucionário contra seu Criador, um oponente.
Usando de mentiras e fofocas, convenceu uma parte dos demais anjos em sua revolução. Infelizmente uma boa parte o seguiu, transformando-se em demônios. Tentou fazer o mesmo com os homens, conseguindo iludir Adão.
Satanás é a fonte de todo o mal. Entretanto, ele não tem poder criador. Sua maldade se dá pelo fato de seu afastamento de Deus. O mal não tem existência ontológica, como Deus. O mal não é eterno. O mal teve um início e terá um fim. O mal se inicia quando, primeiro os anjos caídos, e depois nós, os humanos, nos afastamos de Deus.
2- Satanás mentiu. Adão e Eva morrem
Podemos perceber três aspectos da morte. A primeira morte foi a separação de Deus. Ao pecar, o casal foi afastado da presença de Deus. Perderam o jardim, a comunhão e intimidade.
A segunda é a perda da vida eterna. Perderam o direito de comer do fruto da Vida e foram expulsos do jardim de Deus.
A terceira, é a vida física. Como consequência de não mais ter o acesso ao fruto da Vida, fisicamente iriam morrer e voltar ao pó.
3- Deus provê uma solução
Em sua misericórdia Deus provê um meio para “encobrir” a vergonha (o pecado) humano. Sangue é derramado. Morte entra no mundo. Um animal é morto para que sua pele possa ser usada para encobrir a vergonha.
Deus sentencia a serpente, dizendo-lhe que o descendente da mulher, ou seja, Jesus, o homem, esmagará sua cabeça. Tipificando Satanás, isto aponta para a sua derrota final, bem como o fim de toda a consequência maligna do pecado no mundo.
Conclusão
Com a entrada do pecado no mundo, toda a criação sofre e geme angústias até o momento. Desde Adão, o homem tem tentado resolver por seus esforços este problema. A solução de Adão, fazendo roupa de folhas, é tão insignificante quanto qualquer coisa que façamos hoje.
A solução divina é definitiva. O sangue De Jesus é o único que pode nos purificar dos pecados. E isso nós recebemos como um presente, através da fé. Ao reconhecer nossa incapacidade, confessando nossos pecados e recebendo Cristo como nosso salvador, tomamos posse da solução definitiva de Deus, e anula-se o efeito do pecado contra nós.
Foto: https://br.pinterest.com/pin/849139704734804945/
0 Comentários
Não use palavras ofensivas.