Subscribe Us

O Rei nasceu

Nesta série de mensagens pelo Velho Testamento, temos visto como Deus prepara a humanidade para o advento de Cristo. Começando desde o Éden indo até os profetas, percebemos o progresso da revelação de Deus. Finalmente chegamos no nascimento do Rei e no estabelecimento do reino.

Anjos anunciam a gravidez

A Maria

Maria, uma jovem de aproximadamente 13 anos, vivia na cidade de Nazaré, região da Galileia. Ela estava de casamento marcado com José, um jovem carpinteiro da mesma região. Calculo sua idade em torno dos 17 anos. Ambos eram descendentes do rei Davi.

Deus envia um anjo denominado Gabriel que primeiramente anuncia a Maria: "Alegre-se, mulher favorecida! O Senhor está com você!" (Lc 1.28). Ela fica confusa e se pergunta o que está acontecendo. O anjo segue dizendo:

"Não tenha medo, Maria" (...), pois você encontrou favor diante de Deus. Ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu antepassado Davi, e ele reinará sobre Israel para sempre; seu reino jamais terá fim!" (Lc 1.30-33).

Maria não entende como ela poderia dar à luz, pois ainda era apenas noiva, e virgem. O mensageiro explica: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Portanto, o bebê que vai nascer será santo, e será chamado Filho de Deus. Pois nada é impossível para Deus" (Lc 1.35,37).

A José

Quando José soube da gravidez de Maria, pensou em fugir. José era o noivo e ele não tinha tido relações com ela. Logo, a conclusão natural era de que Maria tivesse tido relações com outro homem. 

Por amar Maria, ele pensa em fugir para guardar a reputação dela. Maria poderia alegar que o noivo a forçou e fugiu. Assim, Maria seria tida por vítima. Porém, um anjo, provavelmente Gabriel, lhe aprece em um sonho e diz:

José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, pois a criança dentro dela foi concebida pelo Espírito Santo. Ela terá um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo dos seus pecados. (Mt 1.20,21).

Jesus nasce em Belém

O Imperador romano decreta um recenseamento. Cada pessoa deveria se dirigir à cidade natal para o recadastramento. José e Maria precisam ir a Belém. Maria estava às vésperas de dar a luz e chega o dia determinado. 

Por força das circunstâncias, eles só conseguem pousada numa estrebaria. Jesus nasce e é colocado num cocho.

Anjos anunciam o nascimento para pastores

Diversos pastores nas redondezas vigiavam o rebanho. Incontáveis anjos aparecem no céu e um deles anunciam o nascimento de Jesus, pedindo a eles que fossem visitar o bebê. 

Naquela noite, havia alguns pastores nos campos próximos, vigiando rebanhos de ovelhas. De repente, um anjo do Senhor apareceu entre eles, e o brilho da glória do Senhor os cercou. Ficaram aterrorizados, mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo! Trago boas notícias, que darão grande alegria a todo o povo. Hoje em Belém, a cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor! Vocês o reconhecerão por este sinal: encontrarão o bebê enrolado em faixas de pano, deitado numa manjedoura". De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão do exército celestial, louvando a Deus e dizendo: "Glória a Deus nos mais altos céus, e paz na terra àqueles de que Deus se agrada!". Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: "Vamos a Belém para ver esse acontecimento que o Senhor nos anunciou". Indo depressa ao povoado, encontraram Maria e José, e lá estava o bebê, deitado na manjedoura. Depois de o verem, os pastores contaram a todos o que o anjo tinha dito a respeito da criança, e todos que ouviam a história dos pastores ficavam admirados. (Lc 2:8-18).

Sábios do Oriente trazem presente a Jesus

Jesus nasceu em Belém, na Judeia, durante o reinado de Herodes. Por esse tempo, alguns sábios das terras do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". Após a conversa com o rei, os sábios seguiram seu caminho, guiados pela estrela que tinham visto no Oriente. Ela ia adiante deles, até que parou acima do lugar onde o menino estava. Quando viram a estrela, ficaram muito alegres. Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e se prostraram e o adoraram. Então abriram seus tesouros e o presentearam com ouro, incenso e mirra. (Mt 2.1,2,9-11).

Na medida em que os sábios procuram por Herodes, este fica furioso por saber que o Rei nasceu. Inquire dos líderes judeus sobre as profecias, na intenção de matar Jesus. Sendo enganado pelos sábios, Herodes manda assassinar todos os meninos de Belém e arredores com menos de 2 anos.

José é alertado por Deus sobre as intenções de Herodes e a se proteger no Egito. Após a morte de Herodes, José é novamente avisado por Deus para voltar para Nazaré, onde irá crescer e permanecer até o início de seu ministério.

Lições para nossa vida

1- Deus pode todas as coisas - O Senhor promete a Abraão, com 99 anos, e a Sara, com 90, um filho. Impossível naturalmente. Não para Deus.

A Isaque e Rebeca também é prometido um filho. Rebeca, contudo, era estéril. Impossível, naturalmente, dar à luz. Não para Deus. O mesmo se repete com Jacó e Raquel. 

Todavia, para Deus não há impossíveis.

2- Jesus é descendente o prometido pelas Escrituras - Por cerca de 4 mil anos Deus vem revelando seu plano de redenção para os homens. Ele anuncia a Eva que o Descendente dela iria esmagar a cabeça da serpente. Jesus era descendente de Abraão, Isaque e Jacó, que abençoariam todas as nações. 

Jesus era o verdadeiro Rei que viria da tribo de Judá, receberia a autoridade de seu antepassado Davi e governaria seu reino para sempre. Jesus era o filho nascido de uma virgem que seria chamado de "Emanuel", que significa "Deus conosco". Quando Jesus nasceu, Deus se fez carne e viveu entre nós. Ele era o Rei prometido.

3- Homens maus tentaram destruir Jesus - José, Maria, os pastores, os sábios... pessoas simples ficaram felizes quando Jesus nasceu.

Entretanto, homens maus ficaram furiosos. Herodes manda assassinar o bebê. Mais tarde, líderes judaicos rejeitarão assassinarão Jesus.

A humanidade está dividida em dois grupos: um se alegra com as "coisas" de Deus; outra, odeia as "coisas" de Deus.

4- Deus pode usar pessoas comuns para realizar grandes coisas - José, Maria, os apóstolos... Deus sempre:

(...) escolheu as coisas que o mundo considera loucura para envergonhar os sábios, assim como escolheu as coisas fracas para envergonhar os poderosos. Deus escolheu coisas desprezadas pelo mundo, tidas como insignificantes, e as usou para reduzir a nada aquilo que o mundo considera importante (1Co 1.27,28).

Conclusão

O plano de Deus está em pleno curso na história dos homens. Nada frustra o que Deus intenta. Você é parte dos planos de Deus. Lembre-se: não há impossíveis para Deus.

Seus atos pecaminosos têm entristecido você? Deus pode removê-los. Creia nele. Ore para que o Espírito santifique sua vida.

Há tribulações e perseguições em sua vida? Creia que Deus está com você. Ele apenas quer que você confie plenamente que nunca estará só. Ou ele te dará o livramento ou te dará a força para permanecer firme até o fim.

O Rei nasceu! Nossa redenção completa está próxima. Olhe para as Escrituras. Nada impediu o Senhor de fazer tudo o que ele disse que faria. Nada impedira de fazer tudo aquilo que ele diz que fará.


Imagem: Dream of Saint Joseph - Cathédrale Notre-Dame-et-Saint-Castor - Por © José Luiz Bernardes Ribeiro, Domínio público, <a href="https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31669591






Postar um comentário

0 Comentários