Subscribe Us

Terceiro Domingo do advento - a segunda vinda


A tradição cristã celebra os domingos do advento começando pela segunda vinda, a fim de que as celebrações do nascimento propriamente dito fiquem o mais próximo do 25 de dezembro. Claro que você percebeu que aqui nós fizemos uma inversão. Iniciamos falando da encarnação e hoje e no próximo, falaremos da parousia, a segunda vinda de Cristo.

Considerando que o 25 de dezembro é uma data convencionada, pois não há nenhuma prova de que Jesus de fato nasceu neste dia, então o que vale é a intenção. Se é assim, não há problemas na inversão da ordem nos 4 domingos.

Jesus voltará pessoal, física, visível e subitamente.

Além dele mesmo ter dito isso, os mais importantes autores no Novo Testamento disseram o mesmo. Vejamos com as próprias referências das Escrituras.

- Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem (Mt 24.44).

- E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também (Jo 14.3).

- Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco,  os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir (At 1.10,11).

- Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro (1Ts 4.16).

- Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação (Hb 9.28).

- Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima (Tg 5.8).

- Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas (2Pe 3.10).

- Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos (1Jo 3.2).

- Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus (Ap 22.20).

Devemos desejar ardentemente a volta de Cristo

Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos (apekdechomai) um Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Fp 3.20). Paulo nos exorta aqui a aguardar ardentemente a vinda de nosso Senhor, como a mãe que espera o filho voltar da guerra, ou a pessoa amada que está ausente por muito tempo.

Vemos ainda em Tt 2.12,13: ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.

Quando Jesus voltará?

Em Mt 24.44; 25.13 e Mc 13.32-33 é dito claramente que não nos foi nem será revelado data e hora da vinda de Jesus. Muitos já tentaram fazer isso e, obviamente erraram feio. A única certeza que temos é que Jesus voltará e o alerta é que pode ser a qualquer momento. Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora. 

O que vai acontecer quando Cristo voltar?

Os crentes entrarão para o descanso eterno com Deus

Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo (Mt 25.31-34).

Os ímpios

E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo (Ap 20.12-14).

Conclusão 

O nascimento de Jesus foi prometido e esperado por cerca de 4 mil anos. Na plenitude dos tempo, quando o Pai achou conveniente, Jesus encarnou.

Da mesma forma nós aguardamos Jesus, não mais para resgatar o mundo, para para aplicar o seu juízo. Não sabemos o dia nem a hora. Pode ser esta noite, como ainda pode demorar muitos anos. "Um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia" (1Pe 3.8).

Vivamos nossas vidas normalmente, com nosso planos de médio e longo prazo. Mas, ao mesmo tempo, vivamos o dia de hoje como se Cristo voltasse amanhã.




Img:The Last Judgement. Jean Cousin..jpg. (2022, maio 29). Wikimedia Commons, . Retrieved 23h53min, dezembro 9, 2022 from https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=File:The_Last_Judgement._Jean_Cousin..jpg&oldid=659821570.

Postar um comentário

0 Comentários