Subscribe Us

Questionário III - Descartes e a Filosofia Moderna

Questionário III - Descartes e a Filosofia Moderna




Pergunta 1
A obra de Descartes inaugura novo período da história da filosofia que é marcado pela ruptura com a tradição medieval. Seria, então, correto afirmarmos que:

I. Essa ruptura ocorre mediante uma inversão radical das perspectivas metodológicas do conhecimento
                                               Que ocorre por meio da
II. Retomada de temas da filosofia clássica e pela forte tensão entre o saber filosófico clássico e a doutrina cristã filosoficamente fundamentada.
a. A primeira afirmativa está correta e a segunda está incorreta. 
b. A primeira afirmativa está incorreta e a segunda está correta.
c. Ambas as afirmativas encontram-se corretas e a segunda é uma consequência da primeira.
d. Ambas as afirmativas encontram-se corretas e a primeira é uma consequência da segunda.
e. Ambas as afirmativas encontram-se incorretas.

Pergunta 2

Descartes rompe com a tradição aristotélica-tomista porque não entende a representação do mundo como advinda de uma experiência sensorial. Dessa maneira, ele parte para redefinir a própria noção de representação.

 E sua proposta
 I. Acaba por apresentar uma ideia de representação que é considerada puro conteúdo mental.
II. Para o filósofo, as ideias percebem as experiências como identidades conceituais racionalmente identificáveis.
III. As representações ideais da realidade de mundo só podem acontecer mediante um exercício lógico de atestação.
a.
b.
c.
d.
e.

Pergunta 3     

I. Ao lermos o prefácio dos Estudos de Descartes sobre as ciências da natureza, conhecido como “O Discurso do Método”, o filósofo chama atenção para a necessidade de se reconsiderar tudo o que se aprende como certo e confiável no transcurso da vida.

 Isso se dá porque
 II. Ele suspeita que não podemos confiar nos alicerces fundamentais sobre os quais se sustentam o conhecimento adquirido, quando eles são envolvidos por crenças já estruturadas ou por percepções que possam ser enganosas.
a.
b.
c.
d.
e.

Pergunta 4    

I. No pensamento cartesiano, o sujeito aparece como base fundamental do conhecimento no plano metafísico.


Isso se dá

II. Porque o núcleo do conhecimento e o princípio da verdade estão na ideia de mundo e não no mundo empírico sensorialmente apreendido.
a.
b.
c.
d.
e.

Pergunta 5

1. 
No pensamento cartesiano, existe uma supremacia da subjetividade sobre todo o mais que não é sujeito. Dessa maneira, o pensamento primeiro encontra a si mesmo e os critérios da verdade para depois poder pensar a realidade, sendo essa realidade primeira, a própria existência do sujeito como pensamento ou substância pura.

 Dessa maneira é correto afirmarmos que:
I. O pensamento “pensa” a realidade sem partir da experiência sensorial.
II. O sujeito pensa por meio de suas experiências sensoriais.
III. O pensamento “pensa” a partir das ideias ou das representações do mundo.
a.
b.
c.
d.
e.

Pergunta 6      

Para Descartes, o sujeito é condição fundamental para o conhecimento e para ter certeza dele mesmo, para ter certeza de que o pensamento pode conhecer a si mesmo como evidência racional.

 Seus pensamentos trarão algumas suposições:
I. Por sujeito e sensações.
II. As sensações são válidas para o conhecimento.
III. O conhecimento só se dá por meio da reflexão e não das sensações.
a.
b.
c.
d.
e.

Pergunta 7  

Quando Descartes quis mostrar a maneira com que a sua tese deveria ser encarada, ele utilizou uma metáfora de construção em que se pergunta se é melhor que um prédio seja construído pela ação de diferentes agentes, mesmo que a partir de um projeto único, de um mesmo arquiteto, ou se seria melhor que um único agente se encarregasse de conceber e edificar toda a obra.

 Ele utiliza essa metáfora para:
I. Sugerir que há certa fragilidade no modo como o conhecimento é concebido quando instituído dogmaticamente.
II. Propor que o conhecimento é obra de uma unidade reflexiva.
III. Afirmar que o conhecimento válido é subjetivo, mas deve ser conduzido metodicamente por regras racionais.
IV. Estabelecer as cinco regras que devem ser seguidas pelo sujeito da reflexão.
a.
b.
c.
d.
e.

Pergunta 8     

Quando entramos no pensamento de Descartes, percebemos que, para o filósofo, a filosofia em si é a reconstrução do saber das coisas sensíveis, que parte do saber da representação ideal das coisas em direção à realidade, a fim de atestá-la.

 Se formos seguir essa linha de pensamento é correto afirmarmos que:
I. Atestar é validar.
II. Atestar é simplesmente um processo sensorial.
III. Atestar é um processo em que ocorre a coincidência entre a evidência racional e a experiência acerca do mesmo objeto.
a.
b.
c.
d.
e.

Pergunta 9     

Sabemos que Descartes desenvolveu um novo modelo epistemológico e metódico a partir da distinção fundamental de duas substâncias que constituem o real: a substância pensante e a substância extensa.

 Sobre as substâncias é correto afirmarmos que:
 I. Cada qual é distinta e independente uma da outra.
II. A substância pensante é inerente às questões físicas.
III. A substância pensante se define como corpo.
a.
b.
c.
d.
e.

Pergunta 10  

Vimos em nossas aulas que o Método Cartesiano, idealizado por Descartes, pretendeu um plano de revisão das bases epistemológicas e metafísicas dos saberes. Seria, então, correto afirmarmos que:


I. O Método pretendeu uma revisão dos saberes mediante uma aposta única: a possibilidade do espírito.
II. O espírito para Descartes era considerado a partir da constatação de si mesmo.
III. O Método acaba por confrontar perspectivas tradicionais da filosofia.
a.
b.
c.
d.
e.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Será que você não poderia, porventura, disponibilizar a apostila em PDF desse disciplina da UNIP, ao invés de apenas o questionário? O que tem mais valor para mim é a apostila, pois é através dela que poderei estudar de forma autodidata. O questionário é o de menos...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/11/21

    muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19/8/22

    A resposta da questão 5 está errada.

    ResponderExcluir
  4. A resposta correta da questão 5 é a alternativa E.

    ResponderExcluir

Não use palavras ofensivas.