Questionário III - Descartes e a Filosofia Moderna
Pergunta 1
A obra de Descartes inaugura novo período da história da filosofia que é marcado pela ruptura com a tradição medieval. Seria, então, correto afirmarmos que:
I. Essa ruptura ocorre mediante uma inversão radical das perspectivas metodológicas do conhecimento
Que ocorre por meio da
II. Retomada de temas da filosofia clássica e pela forte tensão entre o saber filosófico clássico e a doutrina cristã filosoficamente fundamentada.
Pergunta 2
Descartes rompe com a tradição aristotélica-tomista porque não entende a representação do mundo como advinda de uma experiência sensorial. Dessa maneira, ele parte para redefinir a própria noção de representação.
E sua proposta
I. Acaba por apresentar uma ideia de representação que é considerada puro conteúdo mental.
II. Para o filósofo, as ideias percebem as experiências como identidades conceituais racionalmente identificáveis.
III. As representações ideais da realidade de mundo só podem acontecer mediante um exercício lógico de atestação.
Pergunta 3
I. Ao lermos o prefácio dos Estudos de Descartes sobre as ciências da natureza, conhecido como “O Discurso do Método”, o filósofo chama atenção para a necessidade de se reconsiderar tudo o que se aprende como certo e confiável no transcurso da vida.
Isso se dá porque
II. Ele suspeita que não podemos confiar nos alicerces fundamentais sobre os quais se sustentam o conhecimento adquirido, quando eles são envolvidos por crenças já estruturadas ou por percepções que possam ser enganosas.
Pergunta 4
I. No pensamento cartesiano, o sujeito aparece como base fundamental do conhecimento no plano metafísico.
Isso se dá
II. Porque o núcleo do conhecimento e o princípio da verdade estão na ideia de mundo e não no mundo empírico sensorialmente apreendido.
Pergunta 5
1.
No pensamento cartesiano, existe uma supremacia da subjetividade sobre todo o mais que não é sujeito. Dessa maneira, o pensamento primeiro encontra a si mesmo e os critérios da verdade para depois poder pensar a realidade, sendo essa realidade primeira, a própria existência do sujeito como pensamento ou substância pura.
Dessa maneira é correto afirmarmos que:
I. O pensamento “pensa” a realidade sem partir da experiência sensorial.
II. O sujeito pensa por meio de suas experiências sensoriais.
III. O pensamento “pensa” a partir das ideias ou das representações do mundo.
Pergunta 6
Para Descartes, o sujeito é condição fundamental para o conhecimento e para ter certeza dele mesmo, para ter certeza de que o pensamento pode conhecer a si mesmo como evidência racional.
Seus pensamentos trarão algumas suposições:
I. Por sujeito e sensações.
II. As sensações são válidas para o conhecimento.
III. O conhecimento só se dá por meio da reflexão e não das sensações.
Pergunta 7
Quando Descartes quis mostrar a maneira com que a sua tese deveria ser encarada, ele utilizou uma metáfora de construção em que se pergunta se é melhor que um prédio seja construído pela ação de diferentes agentes, mesmo que a partir de um projeto único, de um mesmo arquiteto, ou se seria melhor que um único agente se encarregasse de conceber e edificar toda a obra.
Ele utiliza essa metáfora para:
I. Sugerir que há certa fragilidade no modo como o conhecimento é concebido quando instituído dogmaticamente.
II. Propor que o conhecimento é obra de uma unidade reflexiva.
III. Afirmar que o conhecimento válido é subjetivo, mas deve ser conduzido metodicamente por regras racionais.
IV. Estabelecer as cinco regras que devem ser seguidas pelo sujeito da reflexão.
Pergunta 8
Quando entramos no pensamento de Descartes, percebemos que, para o filósofo, a filosofia em si é a reconstrução do saber das coisas sensíveis, que parte do saber da representação ideal das coisas em direção à realidade, a fim de atestá-la.
Se formos seguir essa linha de pensamento é correto afirmarmos que:
I. Atestar é validar.
II. Atestar é simplesmente um processo sensorial.
III. Atestar é um processo em que ocorre a coincidência entre a evidência racional e a experiência acerca do mesmo objeto.
Pergunta 9
Sabemos que Descartes desenvolveu um novo modelo epistemológico e metódico a partir da distinção fundamental de duas substâncias que constituem o real: a substância pensante e a substância extensa.
Sobre as substâncias é correto afirmarmos que:
I. Cada qual é distinta e independente uma da outra.
II. A substância pensante é inerente às questões físicas.
III. A substância pensante se define como corpo.
Pergunta 10
Vimos em nossas aulas que o Método Cartesiano, idealizado por Descartes, pretendeu um plano de revisão das bases epistemológicas e metafísicas dos saberes. Seria, então, correto afirmarmos que:
I. O Método pretendeu uma revisão dos saberes mediante uma aposta única: a possibilidade do espírito.
II. O espírito para Descartes era considerado a partir da constatação de si mesmo.
III. O Método acaba por confrontar perspectivas tradicionais da filosofia.
5 Comentários
s2
ResponderExcluirSerá que você não poderia, porventura, disponibilizar a apostila em PDF desse disciplina da UNIP, ao invés de apenas o questionário? O que tem mais valor para mim é a apostila, pois é através dela que poderei estudar de forma autodidata. O questionário é o de menos...
ResponderExcluirmuito bom.
ResponderExcluirA resposta da questão 5 está errada.
ResponderExcluirA resposta correta da questão 5 é a alternativa E.
ResponderExcluirNão use palavras ofensivas.