Subscribe Us

Questionario de Fundamentos de Filosofia e educação Uni II

Questionário de Fundamentos de Filosofia  e educação - Unidade II

Pergunta 1
A palavra cultura pode receber diversas interpretações. Leia as alternativas e responda de acordo com os conteúdos estudados:
I. Cultura é tudo o que o homem faz, seja uma produção material ou imaterial.
II. Cultura é a produção intelectual de um povo, expressa nas produções filosóficas, científicas, artísticas etc.
III. Devemos considerar como cultura apenas as produções eruditas, já que estas envolvem um maior grau de elaboração e rigor.

Assinale a alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s):
a.      Apenas a I.
b.    Apenas a II.
c.     I e II.
d.     II e III.
e.      I, II e III.
·        
       Pergunta 2
Entre as afirmações a seguir, verifique qual(ais) delas corresponde(em) ao sentido de etnocentrismo:
I. O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e natural. Tal tendência é responsável, em seus casos extremos, pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.
II. O reconhecimento de que as outras sociedades, que não a nossa, também produzam maneiras e práticas de vida importantes para a sua sobrevivência, representa a aceitação de culturas e comportamentos sociais diferentes, múltiplos.
III. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) correta(s) em relação ao sentido de etnocentrismo:
a.     Apenas I.
b.   I e III.
c.     Apenas II.
d.    I, II e III.
e.     Apenas III.
·         
      Pergunta 3
Essa tendência pedagógica “é crítica em relação à compreensão da educação na sociedade, porém pessimista, não vendo qualquer saída para ela, a não ser submeter-se aos seus condicionantes” (LUCKESI, 1994), ou seja, a educação está condenada a reproduzir a sociedade. A citação refere-se à:
a.      Teoria redentora.
b.    Teoria reprodutora.
c.      Teoria transformadora.
d.     Teoria crítica.
e.      Teoria redentora e à teoria reprodutora.
   
·        
       Pergunta 4
Esse tipo de cultura tem como diferencial a figura do produtor cultural, que não realiza um trabalho individual, nem anônimo, mas sim coletivamente pelo trabalho de equipe de um conjunto de especialistas. Trata-se da:
a.      Cultura erudita.
b.     Cultura popular.
c.     Cultura de massa.
d.     Cultura popular individualizada.
e.      Incultura

·         Pergunta 5
Identifique qual é o pressuposto epistemológico da seguinte afirmação:
“O conhecimento não pode ser transmitido. É aluno que aprende sozinho”.
a.  Empirismo.
b.  Positivismo.
c. Apriorismo/inatismo.
d.  Criticismo.
e. Construtivismo.
·         Pergunta 6
Nessa concepção pedagógica, o aluno é o centro do processo de conhecimento e o professor é um mediador, um facilitador da aprendizagem. O aluno é concebido como sendo dotado de potencialidades inatas, pela sua bagagem genética. Cabe ao professor despertar o que cada um já tem em potencial. O aluno aprende não porque o professor ensina, mas porque ele já nasceu com o dom de aprender, ou seja, a inteligência é algo dado a priori que nasce com o aluno e necessita desenvolver. Trata-se da:
a.      Pedagogia diretiva.
b.    Pedagogia não diretiva
c.      Pedagogia relacional.
d.     Pedagogia hipotética.
e.      Antipedagogia.

·         Pergunta 7
O conhecimento é algo concebido como uma construção contínua, realizada na interação entre sujeito e objeto. Tanto a bagagem hereditária quanto o meio social são importantes para o processo de conhecimento, mas nenhum desses fatores pode assumir uma independência em relação ao outro. Desde que nasce, a criança irá, na sua relação com o meio, construir conhecimento através de um processo que altera mobilidade e estabilidade, avançando sempre a novos equilíbrios mais consistentes que os anteriores. O texto refere-se à:
a.      Pedagogia diretiva.
b.     Pedagogia não diretiva.
c.     Pedagogia relacional.
d.     Pedagogia hipotética.
e.      Antipedagogia.

·         Pergunta 8
Segundo Kant, a menoridade é a incapacidade de fazer uso do entendimento sem a condução de outro. A partir dessa prerrogativa kantiana, aponte a alternativa que indique a saída da menoridade para a maioridade do conhecimento.
I. Ter coragem de usar seu próprio entendimento.
II. Eliminar a preguiça e a covardia.
III. Procurar um diretor espiritual que tenha uma consciência por mim.
IV. Seguir os guardiões que se encarregam da tutela dos homens.
Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s):
a.     Apenas I e II.
b.     Apenas II.
c.      Apenas I e III.
d.     Apenas III.
e.      Apenas IV.

·         Pergunta 9
Segundo as concepções de Hannah Arendt sobre a educação:
I. As crianças chegam ao mundo pelo nascimento e necessitam, a princípio, serem protegidas da esfera pública para poderem crescer e viver seu processo de devir.
II. A escola tem o papel de fazer a transição entre a esfera privada do lar e a esfera pública do mundo.
III. Os educadores são os representantes do mundo e devem estar aptos a preparar as crianças para o mesmo.
Assinale a alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s):
a.      Apenas I.
b.     Apenas II.
c.      Apenas III.
d.     Apenas II e III.
e.     I, II e III

·         Pergunta 10
São diversos os tipos de cultura. Já que não vivemos em uma sociedade homogênea, devemos ter cuidado para não valorizarmos mais a cultura erudita em detrimento da cultura popular. Nesse sentido, podemos afirmar:
I. A cultura erudita é a produção elaborada, acadêmica, centrada no sistema educacional, mas devem-se prover meios de todos os indivíduos terem acesso a ela.
II. A cultura popular deve ser valorizada exatamente por ser proveniente do povo e das camadas populares.
III. A cultura erudita é mais importante do que a cultura popular, pois é elaborada pelos intelectuais.
IV. A cultura popular não deve ser considerada como necessária, pois é elaborada no meio do povo e por ele.

Assinale a alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s):
a.  I e II.
b. II e III.
c. III e IV.
d. I e IV.
e. II e IV

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Gosto muito do seu material!!! Por acaso, terias por aí os questionários de Introdução à filosofia da ciência?

    ResponderExcluir

Não use palavras ofensivas.