Pergunta 1
A palavra cultura pode receber diversas interpretações. Leia as alternativas e responda de acordo com os conteúdos estudados: I. Cultura é tudo o que o homem faz, seja uma produção material ou imaterial. II. Cultura é a produção intelectual de um povo, expressa nas produções filosóficas, científicas, artísticas etc. III. Devemos considerar como cultura apenas as produções eruditas, já que estas envolvem um maior grau de elaboração e rigor. Assinale a alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s): |
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Pergunta 2
Entre as afirmações a seguir, verifique qual(ais) delas corresponde(em) ao sentido de etnocentrismo: I. O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e natural. Tal tendência é responsável, em seus casos extremos, pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. II. O reconhecimento de que as outras sociedades, que não a nossa, também produzam maneiras e práticas de vida importantes para a sua sobrevivência, representa a aceitação de culturas e comportamentos sociais diferentes, múltiplos. III. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão. Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) correta(s) em relação ao sentido de etnocentrismo: |
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Pergunta 3
Essa tendência pedagógica “é crítica em relação à compreensão da educação na sociedade, porém pessimista, não vendo qualquer saída para ela, a não ser submeter-se aos seus condicionantes” (LUCKESI, 1994), ou seja, a educação está condenada a reproduzir a sociedade. A citação refere-se à: | ||||||||
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Pergunta 4
Esse tipo de cultura tem como diferencial a figura do produtor cultural, que não realiza um trabalho individual, nem anônimo, mas sim coletivamente pelo trabalho de equipe de um conjunto de especialistas. Trata-se da: | ||||||||
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· Pergunta 5
Identifique qual é o pressuposto epistemológico da seguinte afirmação: “O conhecimento não pode ser transmitido. É aluno que aprende sozinho”. |
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· Pergunta 6
Nessa concepção pedagógica, o aluno é o centro do processo de conhecimento e o professor é um mediador, um facilitador da aprendizagem. O aluno é concebido como sendo dotado de potencialidades inatas, pela sua bagagem genética. Cabe ao professor despertar o que cada um já tem em potencial. O aluno aprende não porque o professor ensina, mas porque ele já nasceu com o dom de aprender, ou seja, a inteligência é algo dado a priori que nasce com o aluno e necessita desenvolver. Trata-se da: | ||||||||
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· Pergunta 7
O conhecimento é algo concebido como uma construção contínua, realizada na interação entre sujeito e objeto. Tanto a bagagem hereditária quanto o meio social são importantes para o processo de conhecimento, mas nenhum desses fatores pode assumir uma independência em relação ao outro. Desde que nasce, a criança irá, na sua relação com o meio, construir conhecimento através de um processo que altera mobilidade e estabilidade, avançando sempre a novos equilíbrios mais consistentes que os anteriores. O texto refere-se à: | ||||||||
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· Pergunta 8
Segundo Kant, a menoridade é a incapacidade de fazer uso do entendimento sem a condução de outro. A partir dessa prerrogativa kantiana, aponte a alternativa que indique a saída da menoridade para a maioridade do conhecimento. I. Ter coragem de usar seu próprio entendimento. II. Eliminar a preguiça e a covardia. III. Procurar um diretor espiritual que tenha uma consciência por mim. IV. Seguir os guardiões que se encarregam da tutela dos homens. Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s): |
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· Pergunta 9
Segundo as concepções de Hannah Arendt sobre a educação: I. As crianças chegam ao mundo pelo nascimento e necessitam, a princípio, serem protegidas da esfera pública para poderem crescer e viver seu processo de devir. II. A escola tem o papel de fazer a transição entre a esfera privada do lar e a esfera pública do mundo. III. Os educadores são os representantes do mundo e devem estar aptos a preparar as crianças para o mesmo. Assinale a alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s): |
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· Pergunta 10
São diversos os tipos de cultura. Já que não vivemos em uma sociedade homogênea, devemos ter cuidado para não valorizarmos mais a cultura erudita em detrimento da cultura popular. Nesse sentido, podemos afirmar: I. A cultura erudita é a produção elaborada, acadêmica, centrada no sistema educacional, mas devem-se prover meios de todos os indivíduos terem acesso a ela. II. A cultura popular deve ser valorizada exatamente por ser proveniente do povo e das camadas populares. III. A cultura erudita é mais importante do que a cultura popular, pois é elaborada pelos intelectuais. IV. A cultura popular não deve ser considerada como necessária, pois é elaborada no meio do povo e por ele. Assinale a alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s): |
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1 Comentários
Gosto muito do seu material!!! Por acaso, terias por aí os questionários de Introdução à filosofia da ciência?
ResponderExcluirNão use palavras ofensivas.