Subscribe Us

John Wesley contra os pregadores da properidade

Estas figuras da imagem ao lado são conhecidíssimas. Elas negam, mas a revista Forbes publicou matéria em que mostra o tamanho da fortuna acumulada destes senhores. Uma das que jamais figuraria na lista da referida revista é John Wesley. Este sim, um exemplo a ser seguido.

John Wesley (1703-1791) “é conhecido como um pregador que revolucionou a Inglaterra do século XVIII, foi instrumento de avivamento, e influenciou profundamente a igreja com seus ensinos sobre santificação. Poucos talvez saibam que ele ganhou muito dinheiro com a venda de seus livros e panfletos, e que sua renda o classificava como um dos homens mais ricos da Inglaterra do seu tempo.1


Ele é o fundador dos Metodistas Wesleyanos. Somente no Brasil estima-se em 120 mil seguidores desta importante e histórica denominação. O Metodismo está presente em outros 20 países.

É impactante o ensino de Wesley sobre finanças. Ao morrer, apurou-se que ele recebeu mais de 570 mil dólares com direitos autorais de seus livros a panfletos. Contudo, ele viveu toda a sua vida com míseros 990 dólares anuais (82 dólares mensais). Em seu tempo, uma renda considerada moderada, o suficiente para não passar fome, seria de 2 mil dólares ao ano. Ou seja, Wesley decidiu viver com metade do mínimo considerado para sua época.

E o que Wesley fez? Ele simplesmente doava tudo e ficava apenas com as mesmas 2,5 libras mensais. Ao longo de sua vida ele não dava apenas 10% de sua renda, mas foi aumentando o percentual até chegar a cerca de 98%. Em outras palavras, podemos dizer que o dízimo de Wesley era de 98%.
A Revista Impacto, edição 75, 2013, publicou as seguintes instruções de Wesley sobre o uso do dinheiro:


  1. Ganhe o máximo que puder – sem prejudicar a si mesmo (nem a saúde ou a alma) ou o próximo. Ganhe o quanto puder com honestidade, atividade e bom senso.
  2. Economize e guarde o máximo que puder – não gaste em desejos da carne, dos olhos ou do orgulho. Tampouco gaste para essas finalidades com seus filhos, nem deixe fortuna alguma para eles gastarem.
  3. Dê o máximo que puder. Providencie o necessário (1) a você mesmo, com prudência e critério, como diante de Deus, (2) a todos os que dependem de você, familiares e empregados e (3) tudo que sobrar a Deus. Lembre-se que não é a décima parte, ou a quinta, ou a terça ou a metade, mas tudo é de Deus.

Refletindo sobre a vida Wesley, e sobre o que a Bíblia fala sobre dinheiro, só posso concluir este pequeno artigo com uma oração:
“Tua Senhor é a grandeza e o poder. A honra a vitória e a majestade. Porque Teu é tudo quanto há nos céus e na terra. Perdoe-me por ser tão mesquinho e faltoso em fé, para confiar que Tu me sustentas. Perdoe-me por ser ganancioso. Peço-te que me ajudes a ser como teu servo Wesley. Ajuda-me a viver confiando somente em ti e a ensinar meus filhos e tuas ovelhas seguirem o mesmo caminho. Em nome e para a Glória do teu amado filho Jesus. Amém”.



1- https://www.revistaimpacto.com.br
PS. Sou grato a Angélica Damasceno, blogueira, http://amantesdejaneausten.blogspot.com.br pelas informações que me permitiram dolarizar a renda de Wesley. Qualquer erro nas conversões, são de minha inteira responsabilidade.

Postar um comentário

0 Comentários