Em João 8.37-47 Jesus irá demonstrar ao judeus que disseram crer nele a diferença entre quem é filho de Deus e quem é filho do Diabo. Entenderemos que a libertação que nos dá a liberdade não depende de quem quer mas de quem Deus elege. Todavia, aos eleitos são cobradas as boas obras da salvação. Eleito não é quem pensa que é, mas quem, de fato, Deus verdadeiramente elegeu.
Eu sei que sois a descendência de Abraão, entretanto, procurais matar-me, porque a minha Palavra não tem lugar dentro de vós. Eu falo do que tenho visto com meu Pai, e vós fazeis o que ouvistes de vosso pai.” Eles contestaram a Jesus, dizendo: “Abraão é nosso pai.” Mas Jesus os corrigiu: “Se fôsseis filhos de Abraão, vós faríeis as obras de Abraão. Mas, ao contrário, agora procurais matar a mim, um homem que vos tem declarado a verdade, a qual ouviu de Deus. Abraão não procedeu assim. Vós fazeis as obras de vosso pai.” Então lhe asseveraram: “Nós não nascemos de fornicação; nós temos um só Pai, Deus.” Replicou-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, vós me amaríeis, pois Eu procedo de Deus e estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas Ele me enviou. Por que vós não podeis entender minha linguagem? É porque vós sois incapazes de ouvir a minha Palavra. Vós pertenceis ao vosso pai, o Diabo; e quereis realizar os desejos de vosso pai. Ele foi assassino desde o princípio, e jamais se apoiou na verdade, porque não existe verdade alguma nele. Quando ele profere uma mentira, fala do que lhe é próprio, pois é um mentiroso e pai da mentira. Mas, porque Eu digo a verdade, vós não credes em mim. Quem de vós pode me condenar por algum pecado? E, se Eu estou dizendo a verdade, por que vós não credes em mim? Aquele que é de Deus, ouve as palavras de Deus. Entretanto, vós não ouvis; porque não sois de Deus.” Antes de Abraão, Eu Sou. (Jo 8.37-47 - KJA).
Jesus afirma que não são filhos de Deus aqueles que simplesmente ficam convencidos de que ele, Jesus, é o Messias. Quem de fato não tem disposição ou vontade de dar ouvidos, de praticar os ensinos dele, não são filhos de Deus. Ao contrário, são filhos do Diabo. Até podem ser descendentes de Abraão do ponto de vista genético. Entretanto, do ponto de vista ideológico, eram filhos realmente, de Satanás.
Não imaginemos que a Palavra de Deus possa ter falhado. Porquanto, nem todos os descendentes de Israel são israelitas fiéis. Nem por serem descendência de Abraão se tornaram todos filhos de Abraão. Ao contrário: “Por intermédio de Isaque, a tua descendência será considerada”. Em outras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados como descendentes de Abraão (Rm 9.6-8 - KJA).
E porque Jesus afirma categoricamente que aqueles líderes eram filhos do Diabo? Porque eles praticavam as obras de Satanás, sendo a maior delas, homicídio. Já há muito eles planejavam matar Jesus. Uma outra característica que identifica um filho do Diabo é o seu apreço ao engano, ao dolo, à mentira. Quem não é nascido de novo odeia a verdade. É como nas fábulas de vampiro. O sol mata o vampiro, por isso ele prefere a noite. O vampiro até quer sair de dia, mas ele e o sol são absolutamente incompatíveis. Assim são os filhos do Diabo. Eles odeiam a verdade porque ela os expõe e os mata.
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará! A verdade liberta, mas também mata. Liberta os verdadeiros filhos de Deus. Quanto aos outros, esta mesma verdade os condena a morte eterna, que é a separação perpétua de Deus.
Por que os filhos do Diabo odeiam a verdade? "É porque vós sois incapazes de ouvir a minha palavra" (v. 43b). Dois termos têm especial sentido aqui. Incapazes e ouvir.
Incapazes - é a mesma palavra usado em At 1.8 traduzida por poder. "Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo". Este termo, segundo o dicionário Strong é: "ser capaz, ter poder quer pela virtude da habilidade e recursos próprios de alguém, ou de um estado de mente".
Um exemplo: O ser humano é incapaz de mergulhar no oceano e ficar submerso muito tempo. Mas ao receber a capacitação técnica do cilindro de oxigênio, ele pode ficar horas. A capacidade de mergulho depende exclusivamente no equipamento, ainda que o mergulhador tenha que ter a vontade de mergulhar. Sem o cilindro, impossível. Assim é a pregação do evangelho. Sem o poder, sem a capacidade, ou capacitação do Espírito, impossível.
Jesus está igualmente afirmando aos judeus a incapacidade de alguém ser filho de Deus, pois todos são, na verdade, filhos do Diabo. Se você é filho natural do Antonio, é impossível (na verdade é crime) se passar por filho de Joaquim. O Mestre está dizendo aos judeus que é impossível aos filhos do Diabo ouvir as palavras dele. Por impossível que dizer totalmente incapaz. Absolutamente incompreensível. São linguagens diferentes.
Ouvir - o significado aqui é o de compreender e entender um ensino de um professor e depois repetir o que foi ensinado. Todos nós aprendemos a falar quando criança. Os pais ou um adulto qualquer ensinou. Só falamos pela primeira vez se ouvirmos quem nos ensina.
Agora, pense numa pessoa com eu. Eu nunca aprendi nem nunca ouvi uma pessoa falando russo. Eu só ouvi até hoje o português. Semana passada recebi um vídeo de uma pessoa orando em russo. Pensa eu eu entendi alguma coisa? Nada! Para isto, eu teria de ser capacitado em russo.
Concluindo, aqueles judeus seriam incapazes de ouvir a palavra de Jesus por terem pais diferentes. O Pai de Jesus é Deus; o deles, o Diabo. A menos que alguém se torne filho de Deus é que será capacitado, ou, empoderado, para compreender, entender e praticar a Palavra de Cristo. Jesus tem a autoridade para afirmar que aqueles seus interlocutores não são os filhos da promessa de Abraão (apesar de serem filhos naturais), porque: "Antes de Abraão, EU SOU" (v.47).
Agora, a pergunta é: como se torna filho de Deus? Acima eu disse que o filho de Antonio não pode se passar por filho de Joaquim. A menos que... seja adotado pelo Joaquim. Neste caso, se fosse você o filho de Antonio, depende da soberania do Joaquim em querer adotar você.
Por causa do pecado, a humanidade inteira, desde Adão, se tornou filha de Satanás. No mundo espiritual, estamos todos mortos. "porque no dia em que dela comeres, com toda a certeza morrerás" (Gn 2.17). Como filhos de Satanás, não conseguimos compreender a Palavra de Cristo. A menos que Ele resolva nos libertar. Esta ação depende dele e não de nós. Somos todos absolutamente incapazes de nos libertar a nós mesmos e correr para Ele. Por isso dizemos que se tornar filhos de Deus não é uma escolha minha, mas dele. Ele me escolheu primeiro.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos outorgou gratuitamente no Amado. Nele, temos a redenção, o perdão dos nossos pecados pelo seu sangue, segundo as riquezas da graça de Deus, e que Ele fez derramar sobre nós com toda a sabedoria e entendimento (Ef 1.3-8 - KJA).
Ele vos concedeu a vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados, nos quais andastes no passado, conforme o curso deste sistema mundial, de acordo com o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também caminhávamos entre eles, buscando satisfazer as vontades da carne, seguindo os seus desejos e pensamentos; e éramos por natureza destinados à ira. No entanto, Deus, que é rico em misericórdia, por meio do grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, estando nós ainda mortos em nossos pecados, portanto: pela graça sois salvos! Deus nos ressuscitou com Cristo, e com Ele nos entronizou nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para revelar nas eras vindouras a suprema riqueza da sua graça, por intermédio da sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; (Ef 21-8 - KJA).
Aplicação
O testemunho é mais importante do que as palavras. Provamos que somos crentes verdadeiros praticando o que a Bíblia ensina, e não apenas falando. É necessário pregar o que vive e viver o que prega. Do contrário, a pessoa se torna hipócrita, neste sentido, mentirosa. Tudo o que o Diabo é.
Se a salvação é uma obra exclusiva de Cristo, a santidade, a piedade, ou uma vida que testemunha esta salvação é algo que eu tenho de praticar. Se eu digo que sou eleito, mas dou mal testemunho vivendo o modo de vida próprio de Satanás, preciso repensar minha própria salvação.
Compare sua vida agora. Você se diz um eleito mas é imoral, furta, rouba, mente, não perdoa, briga, odeia, deseja o mal para os inimigos, participa de roda de fofoca, gasta mais tempo em diversão do que lendo a bíblia ou em oração e culto, sente muito pesar em estar nos cultos congregacionais, não contribui com seus bens, não evangeliza, não discipula ninguém, talvez seja o caso de reconhecer seus pecados e aceitar a Cristo neste momento.
Fé e arrependimento são o que você deve evidenciar agora para ser salvo. Reconheça seus pecados e convide Jesus para reinar em seu coração.
0 Comentários
Não use palavras ofensivas.