Subscribe Us

Deus é Pai

Introdução

Hoje comemoramos o dia dos pais. Pessoalmente eu acho estas datas muito comerciais, entretanto, hoje eu quero aproveitar o tema e demonstrar que devemos, como Igreja, aproveitar para resgatar a importância de se resgatar o princípio bíblico do patriarcado.

É preciso ressalvar que a intenção não é dizer que o patriarcado deve existir em detrimento da degradação da imagem e honra da mulher enquanto imagem e semelhança com a divindade. Outrossim, queremos evitar que o contrário aconteça: que matriarcado seja implantado em detrimento do conceito de liderança masculina.

A genealogia de Jesus.

Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos; sendo (como se cuidava) filho de José, filho de Eli; Eli de Matate, Matate de Levi, Levi de Melqui, Melqui de Janai, Janai de José, José de Matatias, Matatias de Amós, Amós de Naum, Naum de Esli, Esli de Nagai, Nagai de Maate, Maate de Matatias, Matatias de Semei, Semei de Joseque, Joseque de Jodá, Jodá de Joanã, Joanã de Resa, Resa de Zorobabel, Zorobabel de Salatiel, Salatiel de Neri, Neri de Melqui, Melqui de Adi, Adi de Cosão, Cosão de Elmodã, Elmodão de Er, Er de Josué, Josué de Eliézer, Eliézer de Jorim, Jorim de Matate, Matate de Levi, Levi de Simeão, Simeão de Judá, Judá de José, José de Jonã, Jonã de Eliaquim, Eliaquim de Meleá, Meleá de Mená, Mená de Matatá, Matatá de Natã, Natã de Davi, Davi de Jessé, Jessé de Obede, Obede de Boaz, Boaz de Salá, Salá de Nasom, Nasom de Aminadabe, Aminadabe de Admim, Admim de Arni, Arni de Esrom, Esrom de Farés, Farés de Judá, Judá de Jacó, Jacó de Isaque, Isaque de Abraão, Abraão de Tará, Tará de Naor, Naor de Seruque, Seruque de Ragaú, Ragaú de Faleque, Faleque de Eber, Eber de Salá, Salá de Cainã, Cainã de Arfaxade, Arfaxade de Sem, Sem de Noé, Noé de Lameque, Lameque de Matusalém, Matusalém de Enoque, Enoque de Jarede, Jarede de Maleleel, Maleleel de Cainã, Cainã de Enos, Enos de Sete, Sete de Adão, e Adão de Deus. (Lc 3.23-38)

O que a genealogia nos prova? A importância do patriarcado como modelo escolhido por Deus para a humanidade. Patriarcado significa Governo do Pai. Toda a humanidade tem um só pai: Deus.

É significativo o fato de na genealogia o Espírito Santo não inspirar Lucas a relacionar mulheres. Seria a oportunidade perfeita para Deus corrigir o equívoco do patriarcado, se esta fosse de fato sua intenção, ou se, como afirmam os liberais, que o patriarcado é consequência do pecado.

É bem verdade que Deus é o pai de todos por criação. Tudo o que existe, foi criado por Deus. Mas aos que recebem o Filho de Deus, Jesus, "Deus deu-lhes o poder de serem chamados filhos de Deus" no sentido de geração. Em Cristo somos gerados de novo, agora espiritualmente. Daí o novo nascimento.

Deus escolheu o modelo patriarcal não como um meio de se comunicar com os homens. Deus não precisa se rebaixar, ou se apequenar. O modelo patriarcal não é uma invenção humana e que Deus, para se fazer compreendido, se acultura. Deus criou primeiro o homem depois a mulher.

Veja, aqui não se trata de menosprezar a mulher. Estou apenas ressaltando que o modelo patriarcal não é invenção humana, e sim divina.

Deus chama Abraão e estabelece que ele seria o pai de muitos. Na verdade, na Bíblia, o conceito de patriarcado tem origem social neste chamado de Deus.

Deus escolheu o sistema patriarcal no que diz respeito ao modelo de família.
Ele poderia ter chamado Sara. Se Ele é o que traz a existência o que não existe, qual o impedimento para que começasse um modelo de estrutura familiar que fosse completamente diferente?

Deus se apresenta como Pai
Tanto o homem quanto a mulher são criados como imagem e semelhança de Deus.  Não haveria nenhum problema se uma das pessoas da Trindade se manifestasse como mulher.

Na Trindade, tanto o Filho quanto o Espírito Santo se submetem ao Pai. Assim, se o Pai se manifestasse como mãe a aceitabilidade de um sistema matriarcal não seria nenhum absurdo.  Todavia, não há representatividade feminina na divindade cristã.

De novo, aqui não se trata de diminui a mulher. Longe disso. Trata-se de evidenciar o que está claro nas Escrituras

Satanás tem todo interesse em desconstruir a imagem de Pai no coração dos homens. Foi assim desde Éden. Deus diz "a" ele diz "z"; Deus diz "pedra", ele diz "pau".

Pai
P
rovedor, protetor
Amor sacrificial
Intercessor
 

Protetor, provedor

Quando o Senhor diz para o homem cultivar o jardim, estabeleceu o papel provedor para o homem.  Da mesma forma é papel do homem proteger. Aqui apelamos mais para a natureza. É óbvio que homens têm força física e mental preparadas para a proteção.

Amor sacrificial – ágape

Ao homem é ordenado amar a esposa (e o filhos) com amor sacrificial. O marido deve dar a vida pela esposa. A mulher não saía para a guerra, os homens sim.

Intercessor

Israel é a única nação da antiguidade que não se tinha sacerdotisa. Deus não estabeleceu mulheres no sacerdócio. Isso aponta para o papel do pai como o Intercessor e o guia espiritual da família.

Conclusão
Está claro nas Escrituras o papel do pai conforme visto acima. Satanás tem cegado o entendimento da sociedade para literalmente inverter de ponta cabeça estes princípios.

É papel dos homens, com o auxílio das mulheres sábias não permitirem que ele avance. Devemos lutar pela pureza da doutrina Bíblia genuína. Uma das formas mais simples é que cada pai entenda perfeitamente seu papel e o exerça com dedicação e sabedoria.  


Img: Por Atribuído a Cima da Conegliano - The Courtauld Institute of Art, Somerset House, Strand, London, WC2R 0RN, UK [1], Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10662424

Postar um comentário

0 Comentários