Hospitalidade. Pessoalmente eu nunca dei muita atenção a esta palavra que sempre me passou despercebida na lista de qualificações para o ministério pastoral (1Tm 3.1-7).
Nunca havia me dado conta de que ela tem um alcance tão amplo. Eu diria, sem nenhuma sombra de dúvida, alcance universal. A hospitalidade é como o oceano, que é alimentado pelos rios, que surgem de uma pequenina fonte. A fonte da hospitalidade é a comunidade dos crentes, a igreja local.
Hospitalidade no AT
“Ele faz justiça aos órfãos e às viúvas e ama os estrangeiros, dando-lhes comida e roupa. Portanto, amem os estrangeiros, porque vocês foram estrangeiros na terra do Egito”[1] (Dt 10.18,19).
Esta ordem de Deus para a hospitalidade vem depois de diversas demonstrações práticas de hospitalidade. Isto quer dizer que os cristãos não devem apenas conceituar, mas agir de modo a proporcionar a hospitalidade para com os estrangeiros.
“Abraão, solicitamente, abriga o Senhor com um lauto banquete nômade (Gn 18.1–7), e o Senhor lhe recompensa a hospitalidade com uma dádiva, o anúncio da iminente gravidez de Sara (Gn 18.9,10). Ló, igualmente, retém o valor nômade da hospitalidade dentro da cidade, e o Senhor o recompensa resgatando a ele e a suas filhas. É um valor elevado abrigar peregrinos e estranhos, e Abraão vem a ser o modelo de hospitalidade”.[2]
Hospitalidade no NT
Rm 12.13: “Ajudem a suprir as necessidades dos santos. Pratiquem a hospitalidade (philoxenia)”. Hb. 13.1: “Seja constante o amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade (philoxenia), pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos”.
A prática da hospitalidade é uma ordem para o crente. Podemos dizer que Deus nos elegeu para, com a finalidade de, praticar a hospitalidade. Veremos que a hospitalidade vai além de receber bem uma visita em casa. Hebreus 13 não fecha as portas para a possibilidade de um cristão em pleno século XXI receber a visita de anjos.
As palavras hospital, hóspede, hospício, hotel, têm origem na prática do “amor ao estrangeiro”, que é o significado de philoxenia. No latim, o termo é hospes, contudo, “com o advento do Cristianismo, surgiu a preocupação de abrigar os necessitados e desamparados; assim como para os viajantes havia as "hospedarias", para os enfermos sem posses foram criados os "hospitais". [3]
A parábola do Bom Samaritano é o que norteia o princípio do amor ao estrangeiro (Lc 10.25-37). Ela é a inspiração para o surgimento dos hospitais e todas as instituições de amparo e cuidado para com o outros, em especial os pobres, órfãos e pessoas em vulnerabilidade social.
Por isso que podemos dizer com certeza que não existiria Direitos Humanos sem o cristianismo. Não se falaria em acolhimento a refugiados se não fosse a cultura cristã. Infelizmente, e profundamente lamentável, por um lado muitos cristãos deixaram de praticar o ensino bíblico da hospitalidade. Por outro, hipócritas e gananciosos por poder e dominação usam das causas destes necessitados para promoverem seus projetos de poder.
A hospitalidade na prática
Primeiro, um alerta: Não ser “hospitaleiro” para com os falsos e que ensinam heresias (2Jo 1.10). Ver também 1Co 5.11; 2Tm 3.5; Tt 3.10-11.
Isso não quer dizer que não possamos impedir a entrada de tais em nossos cultos públicos, mas sim que não devemos comungar de suas heresias nem dar a eles a oportunidade de fala.
Porém, tratar bem aqueles que nos visitam, ou que precisem de nossos socorros, é uma ordenança para o bom testemunho cristão.
No AT, temos algumas ilustrações de como se foi praticada a hospitalidade. Quando Abraão recebe a visita dos “três homens” (Gn 18) ele:
- os recebeu com um beijo
- convidou-os para descansar
- ofereceu água para lavarem-se
- ofereceu uma refeição
- Conversou com eles
- Ofereceu provisão
Jesus nos ensina a praticar a hospitalidade mesmo com aqueles que nos causam incômodo (Lc 11.5-8) e até mesmo nos odeia (Lc 10.25-37). Ser hospitaleiro implica em “alimentar os famintos, saciar os sedentos, acolher o estrangeiro, vestir os nus, cuidar dos doentes, visitar os presos (Mt 25.31–46)[4]. A parábola do rico e Lázaro indica que Deus julgará nossa falta de hospitalidade.
O apóstolo João elogia Gaio por hospedar missionários e condena Diótrefes por agir em contrário (3Jo).
Na prática, como devemos agir?
1- Em tempos de crise internacional, a igreja precisa socorrer os refugiados. Como cidadãos, devemos cobrar das autoridades atitudes altruístas para com os estrangeiros. E devemos aproveitar estas oportunidades para evangelizá-los.
2- Em tempos de crise nacional, a igreja demonstra hospitalidade com suas ações de caridade. Manter e sustentar orfanatos, asilos e afins são atitudes hospitaleiras.
3- É absolutamente necessário receber bem os visitantes em nossos cultos. Infelizmente muita gente peca neste detalhe. Quando um não crente visita nossa igreja, se ele não for bem recebido, provavelmente não voltará. A amizade é fundamental para a permanência de uma pessoa em nossa comunidade.
Conclusão
A hospitalidade é uma virtude cristã. Ninguém melhor do que o cristianismo para expressar tão nobre atitude. Eu e você devemos ser exemplos máximos de hospitalidade.
A hospitalidade tem uma amplitude imensa, como vimos. Contudo, de maneira muito prática e simples, a hospitalidade começa quando recebemos bem, com um grande sorriso, com uma simpatia contagiante, aquelas pessoas que entram em nosso templo para participarem dos cultos conosco.
Que tenhamos a máxima atenção neste ponto tão pequeno, mas de fundamental importância para o crescimento de nossa comunidade cristã.
[1] De Almeida, J. F. (Trad.). (2017). Nova Almeida Atualizada (Edição Revista e Atualizada®, 3a edição, Dt 10.18–19). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil.
[2] Waltke, B. K., & Fredericks, C. J. (2010). Gênesis. (C. A. B. Marra, Org., V. G. Martins, Trad.) (1a edição, p. 344). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
[3] Dicionário Etimológico. Origem da palavra HOSPITAL . <https://www.dicionarioetimologico.com.br/hospital> (Acesso em 07 nov. 21)
[4] IBIDEM.
Imagem: Good Samaritan (Watts).jpg. (2021, September 14). Wikimedia Commons, the free media repository. Retrieved 14:12, November 7, 2021 from https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=File:Good_Samaritan_(Watts).jpg&oldid=591095290.
0 Comentários
Não use palavras ofensivas.