
Quando Paulo escreve aos coríntios instruindo sobre a necessidade de ordem no culto, ele diz: “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação” - 1Co 14.26 (ARC).Se a carta de Paulo aos coríntios foi escrita após 55 d.C., temos aí um tempo mínimo de 20 anos da existência da Igreja, o que é suficiente para a solidificação e relativa padronização na liturgia. E o que Paulo orienta aos crentes?
Salmos
Sabemos que os judeus cantavam os salmos. Pode-se dizer que era o hinário deles. A Igreja continuou este costume de adorar com músicas. O historiador Justos Gonzales nos informa que o culto cristão era conhecido como celebração do amor. Um culto caracterizado pela alegria e não pela contrição como motivação principal.
Doutrina
Para nós hoje doutrina é o que está expressamente prescrito na Bíblia. Mas nesta ocasião muito pouco estava escrito e amplamente distribuído. Assim, a doutrina (didake) dos apóstolos era transmitida com fidelidade através da supervisão especialmente de Paulo, Pedro e João. Não sabemos como os demais apóstolos exerceram suas autoridades sobre a Igreja, mas de forma divina, estes três mais importantes mantiveram a unidade doutrinária das igrejas locais até que o Cânon fosse concluído, distribuído e popularizado. O segundo elemento na lista paulina é a recepção da doutrina apostólica como parte do culto.
Revelação
Não se trata de instrução diária mística como ocorre hoje com videntes, astrólogos e afins. A revelação aqui se refere à explicação de como Deus preparou a salvação para judeus e gentios. Trata de esclarecer/revelar (apokalypsis) como Jesus estava “escondido” na antiga aliança. Em outras palavras, explicar o Evangelho, explicar como se alcança a salvação pela graça mediante a fé.
Língua
Na cultura judaica, qualquer judeu poderia fazer uso da palavra nas sinagogas. Parece que este costume não foi interrompido. Por Corinto ser uma cidade cosmopolita, nem todos falavam o mesmo idioma, mas era facultado que qualquer um falasse. No entanto, seria inócuo alguém falar num idioma que os demais não dominassem. Havendo intérprete, qualquer um poderia fazer o uso da palavra. Este é um problema que não temos com grande frequência em nossas congregações locais. No entanto, o que se pode dizer aqui é que não se trata de língua ininteligível, ou um idioma celeste que nenhum humano fale.
Interpretação
A palavra grega aqui é hermenêutica. O sentido não é de tradução de palavras, mas de uma interpretação ou explicação de um texto, oral ou escrito, considerando não apenas a literalidade, mas o princípio (espírito) do texto. Neste verso, a interpretação não é tão somente da mensagem falada em outra língua (tradução), mas no que as muitas palavras intentaram comunicar.
Conclusão
Um culto bíblico nos dias de hoje precisa ter o seguinte: adoração, louvor e ações de graça, em forma de música (ou não). Deve ser festivo por isso a música se presta melhor.
Explicação das Escrituras – doutrina. A Bíblia é a Palavra de Deus. Nosso único manual de orientação em matéria de fé. Por isso em todo culto, deve-se expor as escrituras. Atualmente, muitas igrejas fazem de uma vez só a pregação, o ensino, a interpretação e a aplicação da Palavra.
Evangelismo e discipulado – deve-se em todo culto ter espaço para a comunicação das boas novas. Descortinar Jesus como Salvador dos homens prometido deste o Gênesis. Este tempo pode ser curto ou longo, mas nunca se deve deixar de escapar a oportunidade de anunciar como se pode alcançar a salvação.
Língua – Nos cultos pentecostais, há pessoas que falam palavras ininteligíveis. Não penso que isto seja proibido nas Escrituras, mas não é isto que trata a carta aos Coríntios. O tema é sobre idiomas. Se um chinês participa de um culto em português, o que ele falar será inócuo para os ouvintes. No entanto, se houver intérprete, ele pode ter a oportunidade de falar.
Em resumo, os elementos essenciais do culto contemporâneo devem ser: cânticos biblicamente corretos, exposição, interpretação e aplicação das Escrituras e a participação efetiva de todos.
1 Comentários
Na parte em línguas inteligíveis, acho incoerenteincoerentes que haja já que não tem nenhum benefício ao culto racional.
ResponderExcluirNão use palavras ofensivas.