Subscribe Us

O caráter de Judas é revelado - João 12.1-8

Em João 12 entramos na semana derradeira de Jesus e este capítulo começa com a unção que Maria faz o Mestre. Este ato fará Judas revelar publicamente seu verdadeiro caráter e nos dará lições práticas importantíssimas para compreendermos uma batalha invisível que travamos neste mundo.

Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos.  Ofereceram-lhe ali um jantar. Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.  Então Maria, tomando um frasco de bálsamo de nardo puro, de alto preço, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos. E a casa se encheu com o perfume do bálsamo.  Mas Judas Iscariotes, um dos discípulos, o que haveria de traí-lo, disse:  Por que este bálsamo não foi vendido por trezentos denários, e o dinheiro, dado aos pobres?  Ele disse isso não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão. Como responsável pela bolsa de dinheiro, retirava do que nela se colocava. Então Jesus respondeu: Deixa-a em paz; pois ela o guardou para o dia da preparação do meu corpo, para o meu sepultamento. Pois sempre tereis os pobres convosco; mas a mim nem sempre tereis. (Jo 12.1-8).

Um dos pouco relatos também citados nos sinóticos, com algumas diferenças. E é justamente a pequena diferença de alguns pontos que confere credibilidade à Bíblia, pois prova que os fatos não foram combinados. Maria derrama o perfume na cabeça, que escorreu até os pés. A quantidade de líquido era de aproximadamente 330 ml.

Conforme o entendimento dos melhores comentaristas, os irmãos Lázaro, Marta e Maria estão na casa de tal Simão. Ao menos temos aqui 15 homens (Jesus, os doze, Simão e Lázaro), por isso Marta vem ajudar nos preparativos da refeição.

Como Maria tem em sua posse um perfume tão caro? O texto diz que o produto valia o equivalente a 300 denários. Este era o salário de quase um ano de um trabalhador. Convertendo para a realidade brasileira de 2020, seria o equivalente a 12 mil reais. Ainda que esta conversão seja imprecisa, dá-nos um ideia do alto valor. Como Maria tinha a posse disto?

Penso que uma possibilidade seria o dote. Pelo fato de a Bíblia não mencionar os pais destes irmãos, nem seus cônjuges, é razoável especular que os três fossem solteiros. Mas, isto não anularia o fato de Maria já ter sido casada, sendo agora ou viúva ou divorciada.

Naqueles tempos, as mulheres recebiam um dote ao se casarem. Caso viessem a ficar viúvas ou divorciadas, era a indenização. Então, ao contrário do senso comum que as mulheres daqueles tempos estavam em situação desesperadora, pode não ser tão verdade assim, ao menos entre os hebreus. De certa forma, a mulher recebia antecipadamente uma indenização.

O caráter de Judas

Também naqueles tempos, um rabi, ou um filósofo, que tivesse um grupo de discípulos escolhia a pessoa mais confiável de seu grupo para cuidar das finanças. Como seus ministérios eram itinerantes, alguém cuidava de arrecadar dinheiro e pagar as despesas. Certamente Judas se mostrou o mais confiável para este papel no começo do ministério de Cristo. Algo mudou em um determinado momento.

Muitos comentaristas são de acordo com a ideia de que Judas decepcionou-se pelo fato de Jesus não realizar uma revolução armada político-militar. Na verdade, parece que esta era a expectativa de todos. "Então, os que se haviam reunido lhe consultaram: “Senhor, será este o tempo em que restaurarás o Reino a Israel?" (At 1.6), perguntou Pedro. A diferença entre Judas e os 11 é que aquele não aceitou o método de Jesus.

Neste momento em que Maria unge Jesus Judas revela todo o seu rancor e mágoa. Satanás ainda não tinha entrado nele, mas seu coração já estava preparado para recebê-lo. Pelos relatos de Mateus e Marcos, as pessoas murmuraram quanto a isto. Ora, se estavam ali o anfitrião e Lázaro, sendo os demais os apóstolos, a fake news de Judas não contaminou o coração de alguns (quiçá, todos)? Com certeza!

Interessante que Judas usa o pior tido de falsa notícias. Como eu já disse, o pior tipo não é aquele que fala uma mentira deslavada. O piro tipo de falsa notícia é aquele que usa de verdades para espalhar uma ideia falsa. 

Sim, seria muito mais produtivo se o dinheiro do perfume fosse usado para socorrer os pobres. Vou especular aqui um possível diálogo de Judas para virar a cabeça dos apóstolos contra Jesus.

Judas: Olha só, que desperdício! Lembram quando o Mestre disse: tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber;  estava nu, e vestistes-me: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.* 

Apóstolos: Lembramos, lembramos.

Judas: E lembram também quando ele falou para aquele jovem rico vender tudo o que tinha e dar aos pobres. Então, por que ele não manda esta mulher fazer isso? Olha o desperdício!

Judas não diz às escondidas, mas ele confronta Jesus. Ele fala abertamente. Ele fala tal qual Satanás na tentação do deserto. Ele distorce a verdade. Ele espalha falsa notícia.

Hipocrisia de Judas

A Bíblia deixa claro que Judas jamais se importou com os pobres. Judas era ganancioso. Todo ganancioso é ladrão. Se não rouba diretamente, ele tira a oportunidade de outro ter. Se existem apenas dois pedaços de pão, o ganancioso quer os dois, ainda que com apenas um ele se farte.

Hoje nós vemos uma ideologia que sempre se colocou como importante cuidar dos pobres. Mas tudo o que fazem é roubar, matar e destruir. Não digo que absolutamente toda pessoa que se importa com os pobres é hipócrita. Claro que não. Hipócrita é quem diz se importar mas usa deste discurso para enriquecer e roubar.

Aplicação

Não faça fofoca. Fofoca é falsa notícia, ou, para te lembrar, fake news. Deus odeia fofoca.

Há seis atitudes que o SENHOR odeia, sete atitudes que ele detesta: olhos arrogantes, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha difamações e aquele que provoca contendas entre irmãos! (Pr 6.16-19 - Alm. XXI).

Cuidado com as verdadeira falsas notícias.

Não podemos deixar de nos importar com a sociedade. Seja a política, a ciência, a educação, o trabalho... nós podemos não ser deste mundo (Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo - João 15.19) mas estamos neste mundo. Enquanto isto, devemos ser prudentes e astutos. 

Entretanto, devemos ter cuidado também com as heresias, os modismos, os erro teológicos, e essas coisas que nos desviam da Santa Palavra de Deus. "E não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz" - 2Co 11.14.

Então, se alguém vos disser: O Cristo está aqui! ou: Ele está ali, não acrediteis. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, que realizarão grandes sinais e milagres, a tal ponto que, se fosse possível, enganariam até os escolhidos - Mt 24.23,24.

Quero concluir encorajando você olhar par este momento com o olhar correto. Jesus foi ungido para salvar o perdido. Cristo significa ungido. Maria está tornando fisicamente visível o que ocorreu no mundo espiritual. Dois dias depois desta unção , Jesus se sacrifica para salvar a mim e a você.

O sacrifício de Cristo foi o único ungido, certificado, aceitável pelo Pai para que pudéssemos ser salvos. Receba o Senhor Jesus como seu único salvador. Creia que ele é o único capaz de salvá-lo e receba o dom da vida.


*Ref.:  Mateus 25:35-40



Img: File:Brooklyn Museum - Judas Iscariot (Judas Iscariote) - James Tissot.jpg

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Achei que você fosse mencionar em algum trecho: "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.", em referência à fofoca e às fake news.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo26/1/25

    Que possamos compreender o que Deus espera de nós! Que Jesus esteja sempre conosco.E que através do arrependimento , chegar até ele, pelo seu amor infinito.

    ResponderExcluir

Não use palavras ofensivas.