Aconteceu que, num sábado, Jesus atravessava as searas, e os seus discípulos, ao passar, começaram a colher espigas. Então os fariseus disseram a Jesus:
— Olhe! Por que eles estão fazendo o que não é lícito aos sábados?
Ele lhes respondeu:
— Vocês nunca leram o que Davi fez quando se viu em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros? Como entrou na Casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães da proposição, os quais só aos sacerdotes era lícito comer, e ainda deu esses pães aos seus companheiros? Ou vocês não leram na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo profanam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu lhes digo que aqui está quem é maior do que o templo. Mas, se vocês soubessem o que significa: "Quero misericórdia, e não sacrifício", não teriam condenado inocentes.
Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados. www.sbb.org.br.
E Jesus acrescentou:
— O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, o Filho do Homem é senhor também do sábado.
Tendo Jesus saído dali, entrou na sinagoga deles. Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida. Então, a fim de o acusar, perguntaram a Jesus:
— É lícito curar no sábado?
Ao que lhes respondeu:
— Quem de vocês será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço para tirá-la dali? Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Logo, é lícito nos sábados fazer o bem.
Então Jesus disse ao homem:
— Estenda a mão.
O homem estendeu a mão, e ela foi restaurada e ficou sã como a outra. Mas os fariseus, saindo dali, conspiravam contra ele, procurando ver como o matariam.
Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados. www.sbb.org.br.
Imagem: https://r2.padrepauloricardo.org/uploads/episodio/share_image/2211/948-frame.jpg/
1 Comentários
Nesta parábola o Senhor Jesus é bem pedagógico, explicando o que significa "O semeador saiu a semear...". Na sequência esclarece aos discípulos que a semente é a Palavra de Deus, o solo é o coração humano, e o tipo de solo é igual as circunstâncias da vida de cada pessoa. E somente em um tipo de solo que a Palavra germina, cresce e dá frutos: a boa terra!
ResponderExcluirNão use palavras ofensivas.